Siga nas Redes Sociais

Olá, o que procuras?

Manaus,

Dia a Dia

Médico do DF que morreu em queda de avião no Amazonas é velado nesta terça

Roland Montenegro foi uma das 14 vítimas do acidente; Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes investiga o caso
FOTO: REPRODUÇÃO/RECORD TV

O velório do médico Ronald Montenegro Costa, uma das 14 vítimas de um acidente áereo em Barcelos, a cerca de 400 km de Manaus, no Amazonas, está marcado para acontecer às 15h desta terça-feira (19) no Distrito Federal. O profissional era referência em cirurgias do aparelho digestivo. Outros corpos de vítimas também foram recebidos em Brasília e Goiânia.

A família informou que entrou com um pedido na justiça para conseguir uma autorização para que o médico seja cremado, um desejo do próprio Montenegro. Caso não seja possível, o sepultamento será realizado ainda nesta terça. Ele será velado no Santuário Dom Bosco, na 702 Sul.

Roland Montenegro Costa era pai de quatro filhos, médico-cirurgião do aparelho digestivo e pioneiro em transplantes em Brasília. Atualmente, uma técnica para cirurgia no pâncreas recebe o nome dele. A abordagem cirúrgica inovadora foi apresentada por Montenegro durante o Congresso Europeu da Sociedade Internacional de Cirurgia Hepato-Pancreatobiliar, em Heidelberg, na Alemanha, em 2005.

Outras vítimas

A aeronave do Serviço Aéreo do Estado de Goiás transportou mais três vítimas do acidente: Marcos de Castro Zica, Renato Souza de Assis e Witter Ferreira de Faria. A aeronave chegou em Goiânia por volta das 21h30 desta segunda (18).

As outras vítimas — Gilcresio Salvador de Medeiros e Fabio Campos de Assis — foram trazidas para Brasília e depois transportadas para a capital goiana.

Autoridades

Várias autoridades lamentaram o acidente e a morte do médico. No domingo (17), o governador do DF, Ibaneis Rocha, declarou nas redes sociais que o médico era “reconhecido por sua competência e seriedade”. “Chegou a ser agraciado pela Câmara Legislativa como cidadão honorário do DF, por sua atuação na comunidade. Marcou a história do Hospital de Base com uma carreira impecável de dedicação aos pacientes”, apontou o governador.

Ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes também lamentou a morte e disse que perdia um amigo. Ele descreveu Montenegro como o adversário mais competente das probabilidades, pois “conseguia salvar vidas mesmo quando tudo parecia perdido”.

Outras entidades também prestaram homenagem ao médico. Em nota, a Câmara Legislativa do DF ressaltou que Montenegro conquistou diversas honrarias ao longo da carreira. “Incluindo o Diploma de Mérito Policial Civil Presidente Juscelino Kubitschek, recebido em 2003, e o reconhecimento como um dos Melhores da Medicina do Brasil, em 2007. Seu papel vital na área da saúde do Distrito Federal era inegável”, publicou.

Investigações

Investigadores do Sétimo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos já estão no município de Barcelos para a coleta de dados e o início da apuração sobre as causas da queda. As investigações não têm prazo para terminarem.

Relembre o acidente

O avião de médio porte, do modelo EMB-11, levava 12 turistas, que iam pescar no Rio Negro. Além dos passageiros, o piloto e o copiloto da aeronave também morreram.

O avião saiu de Manaus no sábado (16) e caiu quando tentava pousar no aeroporto de Barcelos. Segundo informações das autoridades locais, chovia forte na hora do acidente.

Clique para comentar

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *