Manaus encerrou 2023 liderando o ranking de capitais com mais ocorrências de desastres naturais. Foram 23 registros na capital amazonense. Os dados são do Centro Nacional de Desastres Nacionais (Cemaden), vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia.
Com 22 ocorrências, São Paulo aparece em segundo lugar, seguida de Salvador (11) completando o top 3 do ranking nacional.
O Cemaden informou também ter emitido 49 alertas para Manaus de possíveis desastres em 2023, perdendo apenas para São Paulo (56). Belo Horizonte completa o top 3, com 40 alertas.
No país todo foram 1.161 desastres naturais, sendo 716 de natureza hidrológica (transbordamento de rios) e 445 de natureza geológica (deslizamentos de terra).
O aumento dos desastres naturais em 2023 foram atribuídos principalmente aos fenômenos La Niña e El Niño, juntamente com as mudanças climáticas, levando a alterações nos padrões de chuva em comparação com a média histórica. Na região Sul, os índices de chuva foram significativamente superiores, enquanto no Norte foram inferiores.
Envie seu comentário