Siga nas Redes Sociais

Olá, o que procuras?

Manaus,

Início

Mais de 65% de transferências foram demandadas via web no primeiro dia de solicitação

A partir da próxima segunda-feira, 14/1, iniciam as matrículas de novos alunos das escolas públicas pelo site das Matrículas e presencialmente nas escolas das redes municipal e estadual.

Da redação

 

No primeiro dia do processo de transferência nas unidades de ensino das redes públicas municipal e estadual de Manaus, 65% das solicitações foram feitas pela internet, via site www.matriculas.am.gov.br. Até às 16h desta quarta-feira, 9/1, foram realizadas mais de 41 mil solicitações, sendo 16,6 mil da rede municipal e 24,5 mil da estadual. Os dados são da empresa de Processamento de Dados do Amazonas S/A (Prodam).

O prazo para os responsáveis por alunos que já são da rede pública solicitarem a transferência via web vai até o próximo domingo, 13/1, e presencial, em qualquer escola municipal e estadual de Manaus, segue até sexta-feira, 11/1.

A preferência pelas solicitações via internet confirmam a agilidade do processo, bem como a facilidade dos pais escolherem a unidade de ensino que os filhos estudarão no ano letivo de 2019 sem sair de casa, segundo a Gerente de Matrículas da Semed, Darlene Liberato.

“Das transferências solicitadas hoje, apenas 35% foram feitas presencialmente. A praticidade de poder fazer o processo pela web, além de agilizar as solicitações, ainda contribuiu para o fim das filas. Essa fase serve também como teste para a matrícula de novos alunos, que começam nos próximos dias 14 (para alunos com deficiência) e 16 (para demais novatos do ensino regular)”, explicou Darlene.

Depois de realizada a reserva de vaga por meio da transferência, os pais têm o prazo de três dias úteis para se dirigir até a unidade designada, com os documentos comprobatórios para concluir a matrícula do aluno, ainda conforme a gerente de Matrículas. Ela lembra também que a escolha da unidade levará em consideração a quantidade de vagas restantes na escola almejada pelos pais e responsáveis.

“Após feita a solicitação, o pai ou responsável deve se dirigir à escola designada, munido da certidão de nascimento, comprovante de residência, comprovante de escolaridade do aluno, carteira de identidade e/ou CPF, duas fotos 3×4 e carteira de vacina, para concluir a matrícula do seu filho”, explicou.

Novos alunos

A partir da próxima segunda-feira, 14/1, iniciam as matrículas de novos alunos das escolas públicas pelo site das Matrículas e presencialmente nas escolas das redes municipal e estadual. O calendário começa com o atendimento dos estudantes com deficiência, nos dias 14 e 15. De 16 a 20, será para os demais alunos do ensino regular que pretendem estudar em uma escola municipal ou estadual de Manaus.

Em 2019, a Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino do Amazonas (Seduc/AM) e a Secretaria Municipal de Educação de Manaus (Semed/Manaus) oferecerão mais de 180 mil vagas para novos alunos. Só na rede municipal serão 40,1 mil novas vagas, sendo 27 mil para a Educação Infantil e 12 mil para o Ensino Fundamental.

— — —

Texto: Emerson Felipe / Semed

Fotos: Divulgação / Semed

Clique para comentar

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *