Siga nas Redes Sociais

Olá, o que procuras?

Manaus,

Dia a Dia

Inpa recebe visita de vice-governador do Amazonas

Desenvolveu importantes pesquisas nas áreas da saúde com foco na biologia de vetores de doenças tropicais - como malária, dengue, leishmaniose e tuberculose - e na produção de alimentos. 
4f252b8b-40a1-4873-a11c-6911b3212515
Foto Victor Mamede - Ascom Inpa

A Direção do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) recebeu nesta segunda-feira (10) a visita do vice-governador do Amazonas, Tadeu de Souza, e comitiva. O objetivo é estreitar o relacionamento com as instituições de ciência, tecnologia e inovação do Amazonas para orientar decisões governamentais com base no conhecimento científico e tecnológico, como no enfrentamento dos impactos das secas extremas e das mudanças climáticas na região.

Com 70 anos de trajetória científica, o Inpa é referência nos estudos da biodiversidade amazônica, do funcionamento e dos serviços ecossistêmicos da maior floresta tropical do mundo e suas interações com a mudança climática. Desenvolveu importantes pesquisas nas áreas da saúde com foco na biologia de vetores de doenças tropicais – como malária, dengue, leishmaniose e tuberculose – e na produção de alimentos.

Outra frente que o Inpa avança é no desenvolvimento de tecnologias voltadas ao desenvolvimento sustentável e à melhoria da qualidade de vida das pessoas. Um exemplo é o purificador de água alimentado por energia solar, o Ecolágua, que está disponível para comercialização por uma empresa que adquiriu a transferência tecnológica do produto.  O aparelho desinfecta águas contaminadas por bactérias, usando luz ultravioleta e sem a necessidade de produtos químicos. O equipamento tem capacidade de produzir 400 litros de água potável por hora.

“Para se encontrar soluções para o enfrentamento da emergência climática, certamente teremos que nos valer do conhecimento científico. E, no Inpa, temos conhecimento sobre a interação da floresta com o clima, como a floresta contribui e sofre com os impactos da mudança do clima. Temos também o desenvolvimento de tecnologias diretamente utilizáveis para amenizar essa crise climática, como o purificador de água que pode ser levado para comunidades isoladas”, destaca o diretor do Inpa, Henrique Pereira.

De acordo com Souza, a semana será para visitar instituições de pesquisa científica no Estado, num esforço de tentar compreender as mudanças climáticas e os seus impactos nos serviços públicos, diante da necessidade de fazer adequação das políticas públicas para enfrentar os extremos climáticos.

“Falar de Amazônia, biologia, biodiversidade, saúde, desenvolvimento de tecnologias ligadas a alimento, à floresta, vai pensar e encontrar no Inpa. São 70 anos de conhecimento acumulado, e como agente público não podemos deixar de nos subsidiar deste conhecimento e desse banco de informações”, destacou o vice-governador.

Na oportunidade, Pereira fez uma apresentação das ações do instituto e acompanhou a comitiva para conhecer o Bosque da Ciência, espaço de educação e popularização da ciência. O parque verde  urbano recebe cerca de 120 mil visitantes por ano e de forma gratuita.

A comitiva foi composta ainda pelo titular da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Jeibi Medeiros; a secretário executiva da Sedecti, Tayana Amorim; o secretário de Estado da Produção Rural (Sepror), Daniel Rocha; o coordenador técnico da vice-governadoria, Laerte Nogueira; o diretor de Planejamento Institucional do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), Eirie Vinhote; e o Chefe de Departamento de Assistência Técnica e Extensão Florestal do Idam, Luiz Rocha.

Pelo Inpa, participaram do encontro o chefe de Gabinete, Jorge Porto; a coordenadora-geral de Planejamento, Administração e Gestão Estratégica (CGGE), Magalli Henriques;  a coordenação-geral de Pesquisa, Capacitação e Extensão (CGPE), Sonia Alfaia; o coordenador de Capacitação (Cocap), Edinaldo Nelson; o coordenador de foco de Tecnologia e Inovação (Cotei), Nilton Falcão; o chefe da Divisão de Cooperação e Intercâmbio (Dicin), Laurindo Campos.

 

Clique para comentar

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *