Connect with us

Hi, what are you looking for?

Manaus,

Manchete

Indiciamento de Bolsonaro encurrala Lira para engavetar de vez PL da Anistia

Presidente da Câmara enfrenta pressão da base governista após PF detalhar plano golpista relacionado às eleições de 2022
79-2
Crédito: Divulgação

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (Progressistas-AL), encontra-se sob pressão para engavetar o PL da Anistia após o indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no inquérito que investiga o planejamento de um golpe de Estado. Essa é a avaliação de integrantes da cúpula petista e de parlamentares do Centrão.

Ao site IstoÉ, parlamentares afirmaram que Lira “está em uma sinuca de bico”, dividido entre agradar os bolsonaristas e atender à cobrança dos petistas para arquivar o projeto. Segundo eles, a única saída seria enterrar de vez a proposta, que beneficiaria Bolsonaro e seus aliados.A ala mais radical do bolsonarismo na Câmara dos Deputados ainda nutria esperanças de aprovar o projeto quando a repercussão da operação Contragolpe, da Polícia Federal, diminuísse. Porém, o cenário mudou.

Lira já havia sinalizado ao PT sua intenção de retardar a tramitação do projeto ao criar uma comissão especial para elaborar um relatório, o que descontentou a cúpula bolsonarista. Ainda assim, existia uma promessa de que o texto avançaria na próxima gestão da Câmara, que provavelmente será liderada por Hugo Motta (Republicanos-PB).

No entanto, pessoas próximas a Lira avaliam que o indiciamento de Bolsonaro e do deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ) possa alterar os rumos do debate. A expectativa é que o presidente da Câmara sofra ainda mais pressão dos governistas, resultando no arquivamento definitivo da proposta.

 

 

Click to comment

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *