Siga nas Redes Sociais

Olá, o que procuras?

Dia a Dia

I Colóquio Corpo, Cultura e Sociedade ocorre nesta sexta, 21

 

O Laboratório de Estudos Socioculturais do Programa de Pós-Graduação Sociedade, Cultura na Amazônia (PPGSCA) promove nesta sexta-feira, 21, no Auditório Paulo Friedrich Buhrnheim, Setor Sul do Campus Universitário, o I Colóquio Corpo, Cultura e Sociedade: Olhares atuais sobre as questões e corporeidade.

Sob a coordenação da professora Artemis de Araújo Soares, o Colóquio visa a viabilização de uma agenda de uma pesquisa destinada a temática das complexidades do corpo, abordando de forma transversal a corporeidade na contemporaneidade, fimando-se como o espaço de ampla discussão e debate integrado tendo em vista os vários diálogos sobre o corpo de forma multidisciplinar.

Segundo a professora, o Colóquio é um espaço de conversação interativo em torno do corpo e sua interrelação com as várias temáticas que o tema provoca, de modo a contemplar as suas contribuições e colocar em relevância sua importância como pauta de pesquisa. Propõe-se, nesse sentido, reunir atores de diversos níveis culturais, econômicos e sociais de organizações governamentais, não-governamentais, movimentos e redes sociais tendo como público-alvo a comunidade cientifica e a população em geral para debater, aprofundar e avaliar ações referentes a temática ao corpo e suas especificidades, completa a coordenadora.

De acordo com Soares, os debates serão organizados em “rodas de conversa”, o que possibilita diálogos mais democráticos, onde todos podem expor opiniões e experiências sem as amarras hierárquicas das discussoões tradicionais.

 

Programação Geral

Auditório Paulo Friedrich Buhrnheim, Setor Sul do Campus Universitário da Ufam

8h00 – Inscrições e credenciamento do participante

8h30 – Início da Campanha de Vacinação contra o Sarampo: responsável Enfermeira Carla Karoline Teles (vice-coordenadora da Campanha de Vacinação na Ufam)

9h00 – CORPO VIVIDO:

  1. A Arte Macial Karatê e o Corpo, prof. Mestre Antônio Lima Pinto
  2. O Corpo Gímnico e Dançante: Ginastas Convidadas Cáritas Souza e Giovana Almeida.

9h30 – Solenidade de abertura oficial com mesa com autoridades acadêmicas e convidados:

Prof. Dr. Sylvio Mário Puga Ferreira, Magnífico Reitor da Universidade Federal do Amazonas.

Prof. Dr. João Libardoni, Diretor do Departamento dos Cursos de Educação Física e Fisioterapia (FEFF/Ufam)

Prof. Dra Artemis de Araújo Soares, professora permamente do PPGSCA/IFCHS/Ufam e tutora do PET Conexões e Saberes Indígenas (Coordenadora Geral do Grupo de Pesquisa).

10h30 – Palestra “ Encontros Intergeracionais por meio das atividades esportivas”, Gerontólogo Prof. Esp. Douglas Rosa.

11h30 – “A Liquidez dos Corpos”, Artista Caroene Neves.

12h00/14h00 – O Corpo, vários olhares. Exposição de arte fotográfica (Artistas: Caroene Neves, Ana Paula Vieira de Abreu e Amanda Santos).

14h00 – “Corporeidade como Elemento Primordial na Arquitetura”, as arquitetas e urbanistas  Lara Chaves e Larissa Sabóia.

14h30 – “Patrimonio cultural e a cidade”, Mestra e Engenharia Civil Ghislaine Barcelar e mestranda Jessilda Furtado.

15h00 – “Notas sobre o corpo presidiário na Amazônia”, socióloga Tereza Ramos (doutoranda do PPGSCA/IFCHS/Ufam), mestre Alexandre Calixto, psicólogo Hellen Oliveira e artista Stephanie Silva Belém.

15h30 – “O corpo em família”, professor Rejane Almeida (mestranda do PPGSCA/Ufam)  e a professora Esp. Ana Lúcia Santos.

16h00 – “Os gritos do Corpo”, comunicólogo Shigeaki Alves (doutorando do PPGSCA/Ufam), escritora Érika Lins, Assistente Social Especialista com ênfase em Neurociência Motora e autora do livro “Como emagrecer mentalmente para obter resultados fisicamente”.

17h00 Encerramento com o pronunciamento da Profª Drª Artemis de Araújo Soares (Coordenadora Geral do Grupo de Pesquisa)

 

Clique para comentar

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

treze − 1 =