Entre 7 de novembro e 8 de dezembro já foram renegociados mais de R$ 4 bilhões em dívidas junto ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), de acordo com balanço do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Mais de 120 mil brasileiros renegociaram dívidas com o Fies desde o início do processo, segundo o Ministério da Educação. Tal medida visa beneficiar mais de 1,2 milhão de brasileiros.
Anunciado no início de novembro pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e pelo ministro Camilo Santana, o Renegocia do Fies, mais conhecido como “Desenrola da Educação”, concede descontos de até 99% em dívidas no Fundo, como prevê a Lei nº 14.719/2023.
A lei estabelece condições mais favoráveis para pagamento das dívidas estudantis pelo Fies, provenientes de contratos celebrados até o fim de 2017, e que tenham débitos vencidos em 30 de junho de 2023.
Renegociação com o Fies
O prazo para solicitar a renegociação de débitos vai até 31 de maio de 2024. Os pedidos precisam ser feitos com o agente financeiro em que o contrato foi firmado.
Para realizar a simulação ou solicitar a renegociação, é necessário entrar em contato com a Caixa Econômica Federal ou o Banco do Brasil. Esse processo pode ser feito virtualmente, por meio de aplicativos.
Envie seu comentário