Durante a 319ª reunião do Conselho Administrativo da Suframa (CAS), realizada por videoconferência nesta quinta-feira (22/05), o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Serafim Corrêa, representando o governador Wilson Lima, manifestou preocupação com a produção de ar-condicionado no Polo Industrial de Manaus — atualmente o segundo maior do mundo no segmento.
A principal preocupação envolve a exigência do Processo Produtivo Básico (PPB) de que o motocompressor, peça essencial, tenha origem nacional. Serafim destacou que há apenas uma fábrica nacional do componente, que não tem suprido adequadamente a demanda das empresas locais. A Sedecti, segundo o secretário, já encaminhou um pedido ao vice-presidente e ministro Geraldo Alckmin solicitando a revisão da exigência ou a adoção de outra medida que preserve a atividade no polo.
O secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Márcio Elias Rosa, que presidiu a reunião, se comprometeu a tratar do tema com a equipe técnica da SDIC, destacando a importância da manutenção da cadeia produtiva para a competitividade do polo.
Na reunião, também foram aprovados 38 projetos nos setores industrial, de serviços e agropecuário, totalizando R$ 8,5 bilhões em investimentos e a previsão de geração de 918 novos postos de trabalho. Também participaram da reunião o secretário-executivo de Desenvolvimento Econômico, Gustavo Igrejas, e a secretária-executiva adjunta de Relações Institucionais, Tayana Rubim.

Envie seu comentário