O Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM), por meio da 79ª Promotoria de Justiça Especializada na Defesa e Proteção do Patrimônio Público, instaurou o Procedimento Preparatório nº 06.2026.00000101-0 para apurar indícios de tráfico de influência envolvendo ex-integrantes da Secretaria de Estado da Saúde (SES).
De acordo com a resolução assinada pelo promotor de Justiça Antonio José Mancilha, o ex-Secretário Executivo Adjunto da SES, Marcos Sales Gomes, é investigado por suspeita de práticas relacionadas ao artigo 332 do Código Penal. Há ainda a possibilidade de participação do ex-Secretário de Estado da Saúde e atual titular da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Marcellus José Barroso Campelo, autoridade com foro por prerrogativa de função.
O procedimento solicita à SES cópias integrais, em PDF, de todos os processos de contratação, liquidação e pagamento realizados entre 2021 e 2024 por sete empresas específicas, incluindo Torres Hospitalar Ltda, JRG Manutenção Ltda e Marcos Sales Transportes, entre outras. A medida visa verificar possíveis atos lesivos ao patrimônio público ou à moralidade administrativa.
O MP-AM justifica a abertura da investigação com base na necessidade de proteção do patrimônio público e social, além da função institucional de prevenir e reparar danos causados por irregularidades administrativas. O procedimento segue a legislação estadual e federal que rege a atuação do Ministério Público em casos de interesse coletivo e difuso.
A investigação está em fase inicial e ainda não há denúncias formais apresentadas à Justiça.






Envie seu comentário