Siga nas Redes Sociais

Olá, o que procuras?

Bastidores

Ditador chinês manda mensagem de apoio à integração latino-americana

Xi Jinping quer fortalecer laços comerciais com países do bloco
Foto: Reprodução/Flickr

Em mensagem enviada na terça-feira 24 à cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), reunida em Buenos Aires, o ditador chinês, Xi Jinping, manifestou apoio à integração do bloco e destacou parcerias comerciais.

“A China atribui grande importância ao desenvolvimento das relações com a Celac, que considera um parceiro importante para consolidar a unidade entre os países em desenvolvimento e promover a cooperação Sul-Sul”, afirmou Xi Jinping, numa mensagem gravada, enviada aos países membros.

Segundo ele, a China trabalhou ativamente com a região para promover uma “nova era” nas relações entre os dois lados, caracterizada por “igualdade, benefício mútuo, inovação, abertura e bem-estar dos povos”.

O ditador também lembrou que um número crescente de países da região “estabeleceu ou restabeleceu relações diplomáticas com a China” e tem relações comerciais e bilaterais com o gigante asiático. “Trabalham em conjunto com a China na construção da comunidade China–América Latina e Caribe, com um futuro partilhado”, afirmou Xi, na mensagem gravada.

Por fim, o ditador comunista afirmou estar disposto a manter solidariedade com os países da região, governada majoritariamente por esquerdistas, compartilhando valores comuns “de paz, desenvolvimento, equidade, justiça, democracia e liberdade, e promover o desenvolvimento dos mercados mundiais”.

Ao fim da cúpula, a Celac aprovou a realização de uma reunião com os dirigentes da União Europeia, em 2023, e com a China, em 2024.

Clique para comentar

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *