Disputa acirrada movimenta últimos dias das eleições em Santo Antônio do Iça

Disputa acirrada movimenta últimos dias das eleições em Santo Antônio do Iça

Da redação 

A corrida eleitoral para a Prefeitura de Santo Antônio do Içá, município a 878 quilômetros de Manaus segue acirrada, quatro candidatos com seus respectivos vices disputam o cargo, são eles: Antunes (PSC) e Sinésio Trovão (PP); Ceceu (Republicanos) e Alberto (MDB); Conceição (PMB) e Rômulo de Souza Elias (PCdoB); Oziel (Patriota) e Elizangela (Patriota).

Há cinco dias do pleito, a movimentação na cidade segue bastante intensa com a realização de passeatas e comícios, todos seguindo as normas determinadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), com a distribuição de máscaras e álcool em gel.

No entanto, o que chama a atenção é o embate de ideias entre dois candidatos que pontuam a frente das pesquisas de intenções de voto, mesmo não havendo uma pesquisa formal e registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), as militâncias dos candidatos Antunes e Ceceu, utilizam as redes sociais, para realizar suas campanhas no campo virtual e tentar convencer o eleitorado.

Antunes que já está na disputa da Prefeitura por mais de 20 anos entre derrotas e vitórias, tenta se reeleger mais uma vez e já se tornou um ‘velho’ conhecido dos eleitores. Já o candidato Ceceu embora seja um estreante na política, possui um grande conhecimento administrativo, após se firmar como um dos grandes empresários do município.

Ele que nunca ocupou um cargo público garante em suas reuniões que conhece os problemas da comunidade, pois ao longo de sua trajetória buscou sempre ouvir e entender os anseios da população mais carente.

Outro ponto que chama bastante atenção é a representatividade indígena que outrora, era esquecida em eleições passadas. A região do Alto Solimões, onde o município fica localizado é conhecida por ter grandes comunidades indígenas como Lago Grande e Betânia, e até pouco tempo atrás não tinha um representante natural e residente nestas comunidades, agora com a candidatura de vice representantes espera-se que essa parte da população tenham voz, visto que representam grande parte do eleitorado.

De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Antunes disputa a Prefeitura de Santo Antônio do Içá pela quarta vez, e tem o apoio do partido do governador, Wilson Lima. Já Ceceu tem apoio do deputado federal Silas Câmara, líder do partido Republicanos. Abraão Magalhães Lasmar (PSD), atual prefeito de Santo Antônio do Içá, teve dois mandatos seguidos.

O candidato que se sair bem na disputa deve enfrentar dois temas bastante importantes educação e saúde. Recentemente foi inaugurado um polo da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), considerada um grande ganho para estudantes que não tinham condições de vir a capital para ingressar em uma faculdade.

Já na saúde, espera-se que avanços sejam feitos, tendo em vista que a maioria dos pacientes precisam vir para a capital para tratar problemas de saúde mais graves. Os últimos dias que antecedem a eleição municipal, marcada para este domingo 15 de novembro, prometem ser bastante intensos com caminhadas e reuniões. Momento exato para que o eleitor içaense que ainda está com dúvidas, faça sua escolha certa.