Manaus (AM) – Neste dia 22 de setembro é comemorado o Dia Mundial da Banana para celebrar os benefícios e versatilidade da fruta, que pode ser considerada uma das mais querida e popular por todo o mundo.
No Brasil, a banana chegou trazida pelos portugueses e se adaptou facilmente ao clima e solo do país, que atualmente está entre os quatro maiores países produtores da fruta no mundo, ficando atrás apenas de Índia, China e Filipinas.
Do ponto de vista nutricional, a banana é um alimento muito completo e que pode ser consumida por pessoas de todas as idades.
- Apresenta um elevado teor de hidratos de carbono (cerca 22g de hidratos de carbono por cada 100g).
- Contém bons níveis de potássio, o que auxilia a regular os níveis de água no corpo.
- É rica em vitaminas, nomeadamente A, C, E e do complexo B (B1, B2, B6 e B9).
- É uma fonte de fibras.
- Tem minerais essenciais, como magnésio, cálcio, selénio, zinco e ferro.
- Contém triptofano, um aminoácido importante na regulação do humor e que só é obtido através da alimentação.
Além de ser uma fonte rica em carboidratos, uma das principais características da banana é sua versatilidade, podendo ser utilizada em diversas receitas e de diferentes maneiras.
Assim como o peixe, macaxeira, tucumã e pupunha, a banana está presente em muitos momentos da população do Amazonas.
Em Manaus, por exemplo, os moradores encontram a fruta sendo comercializada em diversos semáforos e feiras da cidade.
Na capital amazonense, devido a grande demanda e o crescimento do Mercado Municipal Adolpho Lisboa, muitos bananeiros não estavam felizes com o espaço criado na Feira da Manaus Moderna.
E diante da reivindicação dos bananeiros, as autoridades construíram um anexo que ficou conhecido como a “Feira da Banana”.
Em relação a culinária, em Manaus a fruta pode ser encontrada frita nas formas de doce, salgada e caramelada.
Outra maneira de utilizar a banana em refeição é na queridinha de muitas manauaras: o famoso “X-Caboquinho”, feito com pão, queijo coalho, banana pacovã e tucumã.
Também podemos encontrar a banana na tapioca, que também pode ser acompanhada com queijo coalho, castanha, tucumã ou apenas manteiga.
Envie seu comentário