Siga nas Redes Sociais

Olá, o que procuras?

Economia

Desfile, customização e produtos exclusivos marcam o 1º Line Fashion Wyden

Reflexo dos costumes, tendências e movimentos culturais de uma sociedade, o universo da moda é uma forma de expressão individual ou coletiva que pode indicar valores, crenças, estilo, preferências, protesto das pessoas em um determinado período e lugar. Todos esses conceitos foram base de pesquisa e estudo dos alunos do curso de Design da faculdade Martha Falcão Wyden para a criação de coleções de roupa e produtos expostos ao público durante o 1º Line Fashion Wyden, na noite desta quarta-feira, 30/05, na instituição.

Oficinas de customização e reciclagem fashion, apresentação e venda de produtos como nécessaires, squeezes, bolsas, chinelos exclusivos, além de desfile com quatro coleções de roupa marcaram a primeira edição do evento que contou com a presença de personalidades fashionistas como a blogueira Lu Cordeiro, Aretha Fliguiolo, Lenúbia Aziz e Mical Martins.

“Conhecer o processo de produção, a pesquisa, estudar as tendências e a textura, que são ferramentas fundamentais a serem consideradas em um projeto que envolva o design foram os principais ganhos para os alunos. É uma mostra acadêmica que transcendeu a sala de aula e envolveu várias disciplinas”, explicou a professora Sara Batista, das disciplinas de Planejamento e Gerenciamento de Coleções e Produção de Moda.

Durante o desfile, os alunos apresentaram as coleções Good Vibes, voltada para natureza, com inspiração em boas vibrações e simplicidade; Floral Urbano, que trouxe o tema floral com toque urbano, despojado e moderno; a coleção Grimm, inspirada na noite dos anos 80 e 90; e a Amor à Moda, voltada para moda praia.

As blogueiras convidadas levaram peças do acervo pessoal para a oficina de customização e reciclagem fashion, comandada pela artista Mical Martins, que deu outra leitura à jaquetas e sapatos. “Quisemos mostrar ao público que é possível sim fazer reuso de peças de roupas e a importância do design na questão sustentável”, afirmou a aluna Giovana Guimarães.

Como ação de responsabilidade social, os acadêmicos promoveram ainda a arrecadação de roupas para doação à Instituição Silvério de Almeida Tundis (ISAT).

Pela disciplina de Pesquisa de Tendências e Design de Superfície, os alunos produziram produtos como cadernos, tiaras, sandálias, squeezes, entre outros, a partir da pesquisa feita de padronagens e texturas. “O universo do design é muito amplo e vai além da produção de padronagens para peças do vestuário. Os alunos puderam aprender o que influencia na aplicação dessa estamparia, criada a partir de um estudo de tendências, em outros produtos”, afirmou a professora Mirella Sousa Vieira.

Além das peças e criações, os acadêmicos foram avaliados ainda pela organização, planejamento e execução do evento, dentro da disciplina. “Nosso objetivo é que eles saiam da faculdade preparados para fazer qualquer evento, aprendendo a trabalhar com as adversidades, exercitando o lado proativo e criativo deles, que é uma exigência do mercado e uma característica importante de um empreendedor”, explicou o professor Antônio Gadelha.

Somente na preparação do 1º Line Fashion Wyden, os alunos trabalharam durante dois meses. “Não queríamos que fosse mais um seminário, queríamos que eles ousassem na prática da proposta. A cada semana, avaliava o cronograma e a execução de detalhes macro e micro dos objetivos do evento”, completou.

“Eu frequento muitos eventos e não fazia ideia dos detalhes necessários para a realização. Acho que o maior aprendizado pra mim foi o planejamento, o quanto ele é importante para o controle e sucesso de tudo”, afirmou a estudante do curso de design Bethany Carruthers.

Clique para comentar

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

doze − 3 =