Durante sessão plenária da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), realizada nesta terça-feira (10), o deputado estadual Wilker Barreto (Mobiliza) denunciou a falta de equipamentos médicos no Instituto de Saúde da Criança do Amazonas (Icam). Segundo o parlamentar, a ausência de aparelhos necessários ao atendimento urológico pediátrico estaria levando crianças a tratamentos de diálise.
De acordo com Wilker Barreto, o problema não estaria relacionado à falta de profissionais, mas à inexistência de equipamentos adequados para a realização dos procedimentos. “Tem denúncias graves de que o Instituto de Saúde da Criança do Amazonas tem urologista, mas não tem equipamento. Tem crianças indo para a diálise porque não existe o aparelho para o urologista pediátrico trabalhar”, afirmou em plenário.
O deputado disse ainda que, em casos judicializados, o atendimento estaria sendo realizado com o uso de equipamentos particulares de outros profissionais da área. Segundo ele, o custo do aparelho necessário gira em torno de R$ 100 mil.
“Vou destinar uma emenda, que não pertence a mim, pertence à sociedade, para a compra desse equipamento”, declarou.
Wilker Barreto afirmou que a situação é de conhecimento da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), mas que nenhuma providência teria sido tomada até o momento. Ele citou diretamente a titular da pasta, Nayara Maksoud, ao criticar a condução do caso.
O parlamentar disse ter tomado conhecimento das denúncias na noite de segunda-feira (9) e relatou ter conversado com mães de pacientes atendidos pela unidade, que confirmaram a situação. Ele fez ainda um apelo ao governador do Amazonas para que intervenha.
“Pelo amor de Deus, governador, isso é um gesto de amor ao próximo”, afirmou.
Leia mais:
MP-AM firma contrato de R$ 1,7 milhão para serviços de apoio cerimonial





Envie seu comentário