Connect with us

Hi, what are you looking for?

Manaus,

Manchete

Crimes de estelionato virtual crescem 109% no Amazonas em 2023, aponta relatório do MJSP 

O relatório, produzido a partir de informações das autoridades de polícia dos Estados, indicou que foram registrados 817 casos do crime em 2023. Já no ano anterior, os registros alcançaram 419 crimes.
whatsapp-image-2024-07-18-at-192827-1600x728-1
Divulgação

MANAUS (AM) – Dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública divulgados nesta quinta-feira, 18, apontam que dobrou o índice do crime de estelionato no Amazonas praticados por meio eletrônico em 2023. As estatísticas indicam que houve aumento de 109% nos registros dos casos em todo o Estado, em comparação com o mesmo período do ano anterior.

O relatório, produzido a partir de informações das autoridades de polícia dos Estados, indicou que foram registrados 817 casos do crime em 2023. Já no ano anterior, os registros alcançaram 419 crimes. Além do Amazonas, outros Estados das regiões Norte e Nordeste do País apresentaram grande crescimento no índice de fraudes virtuais. Na Paraíba, observou-se um percentual de 153,7%. Em Roraima, os dados apontaram aumento 143,3%. Já no Piauí, os índices alcançaram elevação de 111,6%.

whatsapp-image-2024-07-18-at-211453-1-1024x1024

Composição: Paulo Dutra/CENARIUM

Para o advogado e educador em direito digital na Amazônia, Aldo Evangelista, a educação digital é uma grande aliada para que a população se proteja contra fraudes e outros tipos de crimes cibernéticos.

“Se as pessoas tivessem um pouco mais de educação digital e esclarecimentos, com certeza elas cairiam cada vez menos em crimes digitais, em fraudes digitais e na modalidade que a gente chama de engenharia social, como, por exemplo, os criminosos digitais que inventam alguma história para induzir as pessoas a erro e acabar cooptando alguma senha”, explicou o especialista.

O advogado, que também é especialista em crimes cibernéticos, apontou algumas situações cotidianas que podem ser suspeitas e destacou outras orientações para as pessoas que desejam se prevenir e estar atentas aos possíveis sinais de golpe.

“Não atender ligações que você não conhece, porque geralmente eles ficam ligando, se passando por algum banco ou por algum e-commerce e, na verdade, é fraude. Se você for vítima, procure imediatamente fazer o boletim de ocorrência na Delegacia de Crime Cibernético. Aqui em Manaus, fica dentro da Polícia Civil, na Delegacia Geral. Mas você pode fazer ocorrência também no site. No endereço Crime Cibernético da Delegacia Civil, você faz a ocorrência online”, destacou.

Crime de estelionato
Além dos casos de fraude digital, o Amazonas teve aumento também na porcentagem de crimes de estelionato comum, que alcançaram 13,2% no ano de 2023. No período, as autoridades registraram quase 17,5 mil casos, cerca de 2 mil a mais que no mesmo período anterior.

whatsapp-image-2024-07-18-at-211454-1024x1024

Composição: Paulo Dutra/CENARIUM
Republicação gratuita, desde que citada a fonte. AGÊNCIA CENARIUM

Em 2021, o Congresso Nacional aprovou a tipificação do crime de fraude eletrônica e acrescentou ao artigo 171 do Código Penal Brasileiro o § 2º-A, que trata dos casos cometidos com a utilização de informações fornecidas pela vítima por meio de redes sociais, contatos telefônicos ou envio de correio eletrônico fraudulento. Anteriormente, o crime de estelionato virtual não era contabilizado de forma separada, fazendo parte das estatísticas do formato comum.

 

 

 

Click to comment

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *