O Brasil tem no agronegócio um pilar fundamental de sua economia. Recentemente, a consultoria MacroSector revelou aspectos importantes desse setor e de seu provável desempenho futuro, e alguns tópicos se destacam.
De acordo com Rafaela Debiasi, especialista em investimentos para o segmento agro há mais de dez anos, é preciso que se dê a devida importância ao agronegócio brasileiro, pois seu crescimento é impressionante. “Um dos tópicos citados pela consultoria tem a ver com o PIB da agropecuária, que tem uma perspectiva de crescimento bem maior que a do PIB do País”, afirma.
No relatório, a projeção é de crescimento de 2% para o PIB brasileuiro em 2024, enquanto o PIB da agropecuária tem previsão de crescimento de 12% até o fim de 2023 e de 4% em 2024, mesmo às voltas com preocupações relacionadas ao desenvolvimento econômico geral do Brasil.
Outro ponto apontado pela consultoria e destacado por Rafaela é o crescimento da receita agrícola. “Prevê-se um aumento de 4,5% na receita agrícola para 2024, chegando a R$ 1,02 trilhão, impulsionado pela expectativa de crescimento de 3% nos preços internacionais das commodities”, explica.
Segundo Rafaela, o que pode ser desafiador é uma tendência de queda na produção de grãos no próximo ano. “De 320,9 milhões de toneladas em 2023, a produção pode passar para 311,1 milhões em 2024, de acordo com a consultoria, indicando possíveis desafios para o setor”.
Com informações da Assessoria.
Envie seu comentário