Em Pauta nas redes sociais

Buscar no portal...

Manaus,

Dia a Dia

“Conferência ZFM 2050” debate o futuro da Amazônia com destaque para o seu desenvolvimento sustentável

Encontro em Brasília discutirá competitividade, inovação e sustentabilidade como pilares para o futuro da economia amazônica
img-20260608-wa0029

A CNI (Confederação Nacional da Indústria), por meio da FIEAM (Federação das Indústrias do Estado do Amazonas), em parceria com o CIEAM (Centro da Indústria do Estado do Amazonas), vai realizar, em 9 de junho, a “Conferência ZFM 2050 – Agenda Estratégica para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia”. O encontro acontecerá na sede da CNI, em Brasília, e reunirá autoridades, especialistas, lideranças empresariais e representantes políticos para discutir perspectivas e estratégias para o fortalecimento da ZFM (Zona Franca de Manaus) nas próximas décadas.

Programação:

A programação será aberta por Ricardo Alban, presidente CNI, Antônio Silva, presidente do FIEAM, e Luiz Augusto Rocha, presidente do Conselho Superior do CIEAM. Em suas apresentações, os líderes destacarão a importância da Zona Franca de Manaus (ZFM) como instrumento estratégico para o desenvolvimento econômico, social e ambiental da Amazônia.

Um dos destaques do evento será a apresentação do documento “Zona Franca de Manaus 2050”, que será discutido por Márcio Holland, professor de Políticas Públicas da FGV EESP, colunista do Broadcast/Agência Estado e ex-secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda. O documento traz uma visão estratégica de longo prazo para o modelo econômico da ZFM, considerando os desafios e oportunidades relacionados à inovação, sustentabilidade, competitividade e integração regional.

A conferência contará ainda com o debate “Amazônia na visão dos planos de governo”, que reunirá representantes das campanhas eleitorais majoritárias de 2026. O painel será moderado por Roberto Muniz, diretor de Relações Institucionais da CNI, e promoverá uma discussão sobre propostas e compromissos voltados ao desenvolvimento sustentável da Amazônia e ao fortalecimento da economia regional.

A iniciativa busca contribuir para a construção de uma agenda estratégica capaz de orientar políticas públicas e ações institucionais que garantam a competitividade da ZFM e a preservação da floresta amazônica, alinhando crescimento econômico, inovação e sustentabilidade.

Clique para comentar

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clique no vídeo para ativar o som
Clique no vídeo para ativar o som