Durante a última semana tivemos a oportunidade de conhecer e avaliar a linha Chevrolet Onix Plus, que já é oferecida como modelo 2025, mas segue como estava desde 2020: liderando o segmento dos sedãs compactos, fechando o primeiro trimestre desse ano com 10,9 mil emplacamentos – o segundo, Volkswagen Virtus, teve 7,9 mil emplacamentos.
A regularidade do Chevrolet Onix Plus na liderança em um segmento tão concorrido é notável, afinal além do Volkswagen Virtus ele tem concorrentes fortes, com qualidades, como os Hyundai HB20S, Nissan Versa e Toyota Yaris Sedã.
A linha Chevrolet Onix Plus mudou de nome a partir de 2020, quando deixou de ser chamado Prisma e, já em 2020, além de 2021, 2022 e 2023, lidera, sendo oferecido na linha 2025 em seis versões: LT, equipada com motor 1.0 aspirado com até 82 cavalos e transmissão manual; e as equipadas com motor 1.0 turbo com até 116 cavalos nas versões Turbo e opções de transmissão manual ou automática: Turbo, Turbo LT (única que pode ser manual), Turbo LTZ e Turbo Premier.
Como em time que está ganhando não se mexe, no design a linha 2025 não teve mudanças. A grade tem a parte de baixo maior para otimizar a refrigeração do motor. A parte de cima, mais estreita, acompanha o contorno do conjunto óptico com a gravata dourada ao centro.
Na Premier os faróis contam com projetores para ressaltar o caráter premium de versão topo de linha. Já as luzes de condução diurnas em “L” contornam a base do para-choque. O LED cria um belo efeito e ajuda a proporcionar uma aparência mais tecnológica.
O para-choque traz elementos aerodinâmicos esculpidos na parte inferior, enquanto o capô é marcado por vincos que seguem pelo teto e se estendem até a tampa traseira. Os vincos também foram pensados para dar rigidez extra às chapas de metal.
Na lateral, o friso cromado destaca a linha de cintura elevada e ao mesmo tempo agrega sofisticação à versão Premier, que traz rodas de 16 polegadas com desenho exclusivo. Na traseira o Chevrolet Onix Plus 2025 conta com lanternas bipartidas que se estendem até a tampa do porta-malas.
O compartimento de bagagem, em razão das dobradiças fixadas nas extremidades da tampa, permite a acomodação de objetos mais largos e um total de 469 litros.
Internamente, o volante tem um desenho que melhora a empunhadura, além de regulagens de altura e de profundidade e tecla para limitar eletronicamente a velocidade. O quadro de instrumentos conta com velocímetro e conta-giros de fácil leitura com molduras cromada e os ponteiros iluminados por LED.
O sistema multimídia flutuante otimiza a visualização da tela e permite fácil acesso aos sistemas, entre eles o do ar-condicionado digital com função de recirculação automática na versão Premier.
Os bancos dianteiros têm encosto inteiriço para todas as versões. No modelo topo de linha o cliente pode escolher entre duas composições de acabamentos premium para o interior: preto com cinza ou preto com caramelo.
Para os passageiros traseiros, as dimensões acomodam muito bem a cabeça, quadril e ombros. Há ainda tomadas USB no dorso do console central espaços para porta-objetos.
Na linha Chevrolet Onix Plus 2025, com a chave eletrônica, é possível o destravamento da porta e o acionamento da ignição por botão. Antes mesmo de embarcar, é possível iniciar a climatização da cabine pelo aplicativo.
Já a bordo, o Wi-Fi do carro se conecta automaticamente ao smartphone do usuário, que pode indicar o melhor caminho. E se uma atualização estiver disponível para determinados módulos eletrônicos do carro, nem é preciso ir à concessionária, pois a operação é feita remotamente via internet.
Já o sensor crepuscular entende que a luminosidade está baixa e liga os faróis. Em caso de acidente mais grave, o carro pode avisar uma central 24h com sua posição para envio de resgate.
Para estacionar é possível ter uma ajuda, bastando apertar um botão para iniciar o auxílio, que usará os sensores ultrassônicos para calcular a manobra; a câmera de ré projeta o panorama traseiro, e o volante esterça sozinho. O carregador de celular por indução é outra tecnologia ofertada para o Chevrolet Onix Plus 2025.
A linha Chevrolet Onix Plus 2025, desde as versões de entrada, vem equipado com airbags frontais, laterais e de cortina; controle eletrônico de estabilidade e de tração; assistente de partida em rampa; sistema de monitoramento da pressão dos pneus; sistemas Isofix e Top Tether para ancoramento de cadeirinhas infantis e alerta de não afivelamento dos cintos incrementam a lista de itens de série.
Notas Rápidas, por Sérgio Dias
Grupo SHC traz para o Brasil ônibus elétricos da chinesa Ankai
O Grupo SHC anunciou o lançamento no Brasil da Ankai, uma das marcas líderes mundiais em desenvolvimento, produção e vendas de ônibus movidos por novas energias, como eletricidade, gás e hidrogênio.
Atualmente o Grupo SHC é o importador oficial de carros, picapes, vans e caminhões elétricos da JAC Motors e centro de assistência técnica no Brasil da CATL, maior player mundial de produção de baterias, com 37% da produção global.
Volvo inicia operação de caminhões pesados elétricos no Brasil
O Ministério dos Transportes oficializou a autorização para o início das operações de caminhões pesados elétricos Volvo no Brasil, após um estudo feito em conjunto entre instituições governamentais, entidades acadêmicas e empresas da iniciativa privada.
Os veículos que fazem parte desse regime experimental são voltados principalmente para rodar em zonas urbanas, regiões metropolitanas e no transporte intermunicipal de curtas e médias distâncias. A intenção é verificar como caminhões pesados elétricos se comportam neste tipo de operação, como é o seu desempenho e o impacto no pavimento.
Jeep oferece garantia de cinco anos para os modelos produzidos no Brasil
Todos os modelos produzidos pela marca Jeep no Brasil passam a contar com a garantia de cinco anos. Commander 2025 e Compass 2025 foram os primeiros que tiveram o benefício e agora todas as versões do Jeep Renegade, desde o ano modelo 2024 até os zero quilômetros também estão contemplados.
“Só uma marca que confia no seu produto é capaz de oferecer um benefício como esse. A Jeep sempre foi sinônimo de aventura e coragem, e essa nova garantia de 5 anos, reflete na nossa missão de oferecer a melhor experiência possível aos nossos clientes. Mais do que isso, com a garantia ampliada, estamos reafirmando nosso compromisso com a qualidade e a confiabilidade dos nossos veículos”, destaca Hugo Domingues, Vice-Presidente da Jeep para a América do Sul.
Honda confirma investimentos e produção do WR-V no Brasil
Honda irá realizar um novo ciclo de investimento estratégico em sua operação brasileira para iniciar a produção nacional da nova geração do WR-V, ampliando seu portfólio, que atualmente conta com oito modelos presentes em uma expressiva parcela dos segmentos do mercado automotivo.
Com aporte no valor de R$ 4,2 bilhões, para período de 2024 a 2030, a empresa visa a expansão contínua dos negócios, além do WR-V, por meio do lançamento da exclusiva tecnologia híbrida-flex e do aumento do volume de produção e geração de empregos no País.
Olof Persson substituirá Gerrit Marx como CEO do Iveco Group
Olof Persson sucederá Gerrit Marx como CEO do Iveco Group a partir do dia 1º de julho de 2024. Marx, por sua vez, assume nessa mesma data como CEO da CNH Industrial N.V. Persson, que atualmente é Diretor Independente do Conselho do Iveco Group, foi entre 2011 e 2016 Presidente e CEO do AB Volvo Group.
“Em nome de todos no Iveco Group, eu gostaria de agradecer a Gerrit por sua liderança enérgica e bem-sucedida nos últimos dois anos e meio e desejar-lhe tudo sucesso em sua nova função. Temos a sorte de Olof, com sua riqueza de experiência relevante no setor, assumirá o cargo de CEO e dará uma garantia de continuidade na execução dos planos que apresentamos em março”, comentou Suzanne Heywood, Presidente do Iveco Group.
Segunda geração da Fiat Strada alcança marco histórico
A picape Fiat Strada, desenvolvida e fabricada no Polo Automotivo Stellantis Betim, acaba de alcançar o marco de meio milhão de unidades produzidas desde a chegada ao mercado de sua segunda geração, em junho de 2020.
“Juntas, Strada e Toro fazem da Fiat a referência como a marca que mais entende de picapes no Brasil com cerca de 40% do segmento atualmente. E isso é fácil de explicar já que a Strada sempre trouxe ineditismo para o mercado”, destaca Alexandre Aquino, vice-presidente da Marca Fiat para a América do Sul.
John Deere anuncia investimento e criação de empregos fábrica de Catalão
A John Deere anunciou um investimento de mais de R$ 700 milhões em sua fábrica na cidade goiana de Catalão, onde são produzidos pulverizadores e colhedoras de cana. O projeto visa a ampliação da infraestrutura para a nacionalização da ferramenta de pulverização inteligente See & Spray.
“Com esta expansão da unidade teremos a adição de mais de 20 mil metros quadrados aos 69 mil metros quadrados da planta atual. Para acompanhar o crescimento exponencial da empresa no Brasil, está prevista a criação de aproximadamente 400 novos empregos provenientes do investimento nos próximos 60 meses – sendo 100 diretos e 300 indiretos”, explica Edison Drescher, diretor da fábrica da John Deere em Catalão.
Porsche apresenta nova geração do Cayenne GTS com motor de 500 cavalos
O Cayenne teve a sua repaginada iniciada em 2023 finalizada com a apresentação das versões GTS nas carrocerias SUV e Coupé, que serão comercializadas no Brasil, com preços e especificações comunicados futuramente pela marca.
O V8 biturbo de 4.0 litros, desenvolvido pela Porsche e que equipa a versão, passou por uma extensa revisão técnica que resultou em ganhos de eficiência e um aumento significativo no desempenho: o motor agora produz 500 cavalos de potência e torque de 660 Nm com uma transmissão Tiptronic S de oito velocidades.
Kenda apresenta o pneu para motocicletas Radial KM1
A Kenda apresenta para o mercado brasileiro o novo pneu para motocicleta Radial KM1, primeiro radial de turismo esportivo da marca, desenvolvido com tecnologia avançada e um composto de borracha de última geração.
“A Kenda não só proporciona um excelente custo-benefício em suas centenas de opções de pneus e câmaras de ar, mas garante que cada motociclista encontre exatamente o que precisa para superar os desafios da pista com alto desempenho e estilo robusto”, enfatiza Cícero Moro, diretor do grupo Motociclo, distribuidora exclusiva dos pneus de motos Kenda no mercado brasileiro.
Envie seu comentário