Siga nas Redes Sociais

Olá, o que procuras?

Manchete

Bolsonaro ordena suspensão do orçamento secreto após apoio de PT a Lira, diz jornal

A ferramenta foi usada pelo governo Bolsonaro na busca de conseguir pautas nas casas, além da conquista de apoio para a reeleição, que não aconteceu.
Adriano Machado/Reuters

O presidente Jair Bolsonaro (PL) ordenou a suspensão do pagamento do orçamento secreto após o PT anunciar apoio à reeleição de Arthur Lira para a presidência da Câmara dos Deputados. A informação é do jornal O Estado de S. Paulo.

Alvo de muita discussão durante a última campanha, o orçamento secreto é o repasse de recursos público através de emendas de relator, sem transparência, para buscar aprovações de projetos do governo federal na Câmara e no Senado. A ferramenta foi usada pelo governo Bolsonaro na busca de conseguir pautas nas casas, além da conquista de apoio para a reeleição, que não aconteceu.

De acordo com a publicação, a ordem de Bolsonaro é não repassar mais verbas este ano, algo que deixaria Arthur Lira “sem capacidade de honrar acordos feitos para bancar a reeleição no comando da Casa”. Além disso, o atual mandatário empurraria para o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a missão de manter o esquema.

Com a decisão do governo, R$ 7,8 bilhões dos R$ 16,5 reservados para o orçamento secreto em 2022 estão bloqueados. Alguns líderes do Congresso, que buscavam destravam a quantia, teriam sido pegos de surpresos pela decisão da Bolsonaro, que argumentou que “faltam recursos para outras áreas com os sucessivos bloqueios que o governo precisou fazer para cumprir o teto de gastos, a regra que atrela o crescimento das despesas à inflação”.

Clique para comentar

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *