Siga nas Redes Sociais

Olá, o que procuras?

Manaus,

Política

Bolsonaro lamenta morte de Olavo de Carvalho: ‘Farol para os brasileiros’

"Olavo foi um gigante na luta pela liberdade e um farol para milhões de brasileiros. Seu exemplo e seus ensinamentos nos marcarão para sempre."
Imagem: lan Santos/PR

O presidente Jair Bolsonaro (PL) lamentou, por meio das redes sociais, a morte do escritor Olavo de Carvalho, considerado “guru” do bolsonarismo e de seus apoiadores.

“Olavo foi um gigante na luta pela liberdade e um farol para milhões de brasileiros. Seu exemplo e seus ensinamentos nos marcarão para sempre.”

O perfil verificado do autointitulado filósofo no Instagram informou na madrugada de hoje sua morte, que aconteceu na noite de ontem. Olavo tinha 74 anos e deixa esposa, oito filhos e 18 netos.

“Que Deus o receba na sua infinita bondade e misericórdia, bem como conforte sua família”, ainda escreveu Bolsonaro.

Olavo estava internado num hospital da região de Richmond, no estado americano da Virgínia. Na nota divulgada não foi informada oficialmente a causa da morte, mas ele anunciou ter se infectado com o novo coronavírus no dia 16. Devido à condição de saúde, ele já havia suspendido as aulas de seu curso online.

Problemas de saúde

Olavo de Carvalho era considerado um dos principais influenciadores da extrema-direita brasileira e um dos ideólogos do presidente Jair Bolsonaro (PL) e de seus filhos.

Autor de diversas obras de influência nesse campo, Olavo se auto intitulava filósofo, apesar de não ter formação na área. No ano passado, Carvalho teve diversos problemas de saúde, que o levaram a uma série de internações em São Paulo e nos Estados Unidos, onde morava.

Entre julho e agosto de 2021, Carvalho foi internado três vezes no Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (InCor). Ele é cardiopata e, nesse período, foi submetido a diversos tratamentos, uma cirurgia na bexiga e um cateterismo de emergência. O Ministério Público de São Paulo chegou a instaurar à época procedimento para apurar se o escritor furou a fila do SUS. Depois de receber alta na rede pública, ele internou-se novamente, na clínica Saint Marie, na Zona Sul de São Paulo, de onde recebeu alta no fim de novembro.

Clique para comentar

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *