O deputado federal Amom Mandel criou um indicativo para que o governo Lula (PT) intensifique os repasses aos programas de incentivo, integração e divulgação da Política Nacional de Saúde Integral de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais, bem como do Programa Nacional de DST/AIDS.
De acordo com o parlamentar, a Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais, instituída pela Portaria nº 2.836, de 1º de dezembro de 2011, foi um marco para esta população.
“Onze anos depois, contudo, ainda há muito a ser feito para o melhorar o acesso às ações e serviços de saúde, inclusive pela ainda pequena divulgação das informações para a comunidade LGBTQIAPN+, que acaba desassistida. É preciso prezar pela eficiência dos programas já existentes e pelo investimento direcionado e planejado”, disse o deputado.
Conforme o deputado, importantes são as ações para prevenção de DST/AIDS. “Conforme informações do próprio Ministério da Saúde, há um número ainda elevado de casos novos diagnosticados a cada ano, sendo que a maior proporção de casos ocorre em pessoas jovens, do sexo masculino, com atividade homossexual”, disse o deputado.
Com base nos argumentos apresentados, o deputado resolveu sugerir a intensificação da divulgação por plataformas digitais e outros meios de comunicação das ações previstas na Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais, e no Programa Nacional de DST/AIDS, onde e como acessá-los.
“Adicionalmente, sugerimos a criação de páginas de internet e perfis de redes sociais específicas para as populações adolescente, LGBTQIAPN+ e HSH, com nomes, identidade visuais e conteúdos dirigidos a esses grupos, com o acompanhamento dos departamentos responsáveis pela comunicação do governo e com os devidos selos de verificação de autenticidade dos perfis, agregando, a partir desse cuidado, planejamento, atenção e credibilidade ao conteúdo eventualmente produzido”, ressaltou o parlamenta no documento.
Veja o documento na íntegra.
Envie seu comentário