Em Pauta nas redes sociais

Buscar no portal...

Manaus,

Dia a Dia

Após demora e muita procura, novo Centro de Testagem vai operar nesta quarta

Longas filas foram registradas e, após os testes apontarem positivo, os pacientes são encaminhados para tomarem os medicamentos. Com o aumento da procura e para conter as longas filas, um novo centro de testagem foi anunciado para começar a funcionar ...
Foto: Divulgação

A aglomeração e a demora no Centro de Testagem contra a Covid-19 permaneceu nos últimos dias, inclusive nos postos de saúde. Longas filas foram registradas e, após os testes apontarem positivo, os pacientes são encaminhados para tomarem os medicamentos. Com o aumento da procura e para conter as longas filas, um novo centro de testagem foi anunciado para começar a funcionar nesta quarta-feira.

O novo Centro de Testagem terá capacidade de atendimento similar à do Studio 5, com 40 estações de notificação, onde é feito o atendimento inicial do usuário; e 20 estações de coleta, com capacidade para a realização de 200 testes e emissão de resultado, por hora. Além disso, 14 médicos farão o atendimento dos pacientes com resultado positivo e os que, mesmo com resultado negativo, apresentem sintomas clínicos de síndrome gripal. Também haverá, no local, dispensação de medicamentos para tratamento dos sintomas, conforme os protocolos de Covid-19 e influenza.

O serviço é exclusivo para pessoas com sintomas iniciados há, no máximo, sete dias, uma vez que após este período o teste rápido de antígeno deixa de ser indicado e a orientação é que o usuário procure uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para atendimento médico. O teste utilizado é feito com amostra de nasofaringe, coletada por via nasal, com swab (espécie de cotonete), cujo resultado leva de 15 a 20 minutos.

Além do Centro de Testagem, o teste rápido para Covid-19 vinha sendo realizado em 51 unidades. Serão 33 pontos, que podem ser conferidas, a partir desta terça-feira, 18, pelo link https://bit.ly/ubscovidmanaus.

 

 

 

 

 

Clique para comentar

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *