As movimentações políticas para a eleição indireta que escolherá o chamado “governador tampão” do Amazonas começam a se intensificar na Assembleia Legislativa do Estado (Aleam). Nesta terça-feira (7), o deputado estadual Comandante Dan (Republicanos) tornou-se o primeiro parlamentar a declarar publicamente sua intenção de voto.
Segundo o deputado, caso a eleição fosse realizada hoje, seu apoio seria ao senador Omar Aziz (PSD), que desponta como pré-candidato ao governo estadual.
“Se a eleição fosse hoje e se o senador Omar Aziz estivesse no pleito, eu votaria nele”, afirmou o parlamentar durante entrevista.
Alinhamento com propostas
De acordo com Comandante Dan, o posicionamento está ligado à convergência de ideias com as propostas que vêm sendo discutidas para um eventual plano de governo, especialmente na área de segurança pública. O deputado destacou que participou da construção de diretrizes para o setor.
Ele defendeu a necessidade de mudanças estruturais na política de segurança do estado, apontando que o modelo atual precisa ser revisto.
Defesa de transparência no processo
Durante sessão ordinária na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, o parlamentar também se manifestou a favor da adoção de voto aberto na eleição indireta.
Segundo ele, a transparência é fundamental diante da relevância do momento político, permitindo que a população acompanhe o posicionamento de cada deputado.
Entenda o cenário
A eleição indireta será realizada após a renúncia do governador Wilson Lima e do vice-governador Tadeu de Souza. Com isso, caberá aos 24 deputados estaduais escolher o novo chefe do Executivo estadual.
De acordo com a legislação vigente, o pleito deve ocorrer no prazo de até 30 dias.
Leia mais:
Aliança liderada por Omar Aziz fortalece presença no Legislativo amazonense






Envie seu comentário