Com suspeita de irregularidade, o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou, nesta quarta-feira, 5, que a presidência da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) preste esclarecimentos sobre um possível desrespeito à decisão da Corte na eleição da Mesa Diretora para o biênio 2025-2026.
O ministro Cristiano Zanin determinou que a presidência da Aleam se manifeste em até cinco dias úteis sobre a possível irregularidade.
Para o ministro Cristiano Zanin a recondução do deputado Roberto Cidade (União) ao cargo de presidente pode ter violado entendimento do próprio STF sobre reeleições sucessivas em Assembleias Legislativas.
Conforme Zanin, o STF já fixou o entendimento de que não se pode utilizar artifícios para driblar a regra que limita a uma única reeleição para a presidência das Assembleias Legislativas.
Terceiro mandato
Roberto Cidade já ocupou o cargo nos biênios 2021-2022 e 2023-2024 e, com essa nova eleição, assumiria um terceiro mandato consecutivo, o que pode ser considerado uma violação das normas estabelecidas pelo STF.
Outro lado
Veja o documento completo aqui.

Envie seu comentário