A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, anunciou, na sessão desta quinta-feira (31), o lançamento do livro “Bicentenário da Assembleia Constituinte”. A obra é um compilado do material produzido no seminário de mesmo nome realizado em maio, no Supremo.
O evento reuniu especialistas para debater a primeira experiência constitucional brasileira. Além da palestra de abertura da presidente do STF, contou com painéis de advogados, professores e historiadores.
A obra trata de temas como os fundamentos do constitucionalismo e da racionalidade jurídica, os momentos constituintes brasileiros, suas rupturas e continuidades, os impactos e as consequências para os dias atuais da instalação da primeira Assembleia Constituinte no Brasil, a importância dos debates políticos e jurídicos travados à época, questões como cidadania, soberania e representação, além do efeito simbólico dessas datas comemorativas. Segundo a ministra, a edição do livro é mais um passo para o resgate e a valorização da memória do país, especialmente para que ataques às instituições e seus prédios históricos, como os que ocorreram em 8 de janeiro, não se repitam.
Celebração
Além do seminário e do livro, o STF promoveu uma exposição, ainda em andamento, com imagens e documentos históricos em comemoração ao bicentenário. Montada no Espaço Cultural Ministro Menezes Direito, no edifício-sede do STF, a mostra traça uma linha do tempo da criação da assembleia.

Envie seu comentário