Os gatos são animais de estimação muito exigentes, afinal, eles têm apreço pela rotina e não aceitam qualquer tipo de alimento. Algumas raças, inclusive, podem ser mais exigentes nos cuidados diários por apresentarem uma maior predisposição a doenças.
De acordo com a veterinária Isabella Tucholski, determinadas raças de gato possuem problemas de saúde devido a fatores como herança genética e anatomia. Não à toa, saber quais doenças estão associadas ao pet ajuda a garantir o bem-estar do animal.
Considerada a maior raça de gato do mundo, a maine coon enfrenta uma série de condições médicas que requerem atenção especial. Um dos problemas mais comuns é a cardiomiopatia hipertrófica, uma doença cardíaca hereditária que compromete o funcionamento do coração.
“Os gatis [lugares onde os gatos são criados ou abrigados] que criam essa raça geralmente fazem testes genéticos para o diagnóstico precoce dessa alteração. A doença está principalmente relacionada à morte súbita e precoce dos animais acometidos”, esclarece Isabella.
Envie seu comentário