Os vereadores Rodrigo Guedes (Podemos) e Fransuá Matos (PV) trocaram “farpas” na manhã desta quarta-feira, 5, durante a Sessão Plenária na Câmara Municipal de Manaus (CMM). A assembleia discutiu o requerimento, em audiência pública, da necessidade de contratar mediadores escolares para autistas e pessoas com deficiência no ensino municipal.
O requerimento é de autoria do parlamentar Rodrigo Guedes. Na segunda-feira, 3, o documento teve apenas 8 votos favoráveis e dezesseis vereadores votaram contra.
Durante a votação desta quarta-feira, o vereador Fransuá apontou que é favorável aos quatros requerimentos, e questionou o presidente da Casa Legislativa, Caio André (PSC), sobre como os documentos serão lidos.
“Gostaria de saber se serão lidos os quatros (…). Sem questão de situação e oposição. São vários partidos, são vários vereadores que fizeram a solicitação. Isso vai permitir um debate mais amplo e transparente. O vereador Samuel deu garantia que o seu requerimento será feito em plenário, com transmissão ao vivo. Nada será em sala, ou gravado pelo celular, tudo será transmitido ao vivo em Plenário”, questionou o parlamentar ao presidente da Casa, que pela ordem deu a vez ao vereador Rodrigo Guedes.
Guedes com voz elevada destacou ao presidente da CMM, que desejava compreender o discurso do colega Fransuar Matos, em que momento foi falado que audiência seria em sala fechada.
“Quem disse isso? Que história é essa? Que foi? Qual o problema do vereador, vamos respeitar?”, questiona Guedes e pede ao presidente para conter o colega, que estava interrompendo durante a fala.
O vereador Rodrigo Guedes, ainda, declara aos colegas que queria saber, porque o colega Fransuá não foi votado por situações e oposições.
“Gostaria de saber, porque ele mesmo afirma que o requerimento não foi votado por situações e oposições. O requerimento é o mesmo conteúdo, dar oportunidade aos pais, mães e especialistas. Que história é essa de dizer que seria em uma sala fechada?Desde de ontem estão falando isso. Vamos colocar os pingos nos is. Vamos colocar ordem nesta situação”, disse o vereador Guedes.
O vereador disse, também, que a votação seria por pressão sim. “Parabéns aos pais e mães de autistas que lutaram pelos seus direitos”, falou Guedes.
Por sua vez, o parlamentar Fransuá Matos falou ao colega Guedes que não havia lhe citado no seu discurso.
“Vereador Rodrigo, eu nem sequer citei o seu requerimento. Essa discussão não deve ser de oposição. Hoje temos quatro pedidos diferentes da comissão da Educação. Foi citado aqui, de quase 500% no número de mediadores (…). Essa discussão não deve ser de oposição e situação. Ela deve ser da CMM e da população. Deixa eu terminar”, declarou Fransuá.
Fransuá disse que é autor da tribuna popular que seria realizada hoje, que foi substituída para falar do requerimento sobre o autismo. “Então, vamos ser justos. Não existe aqui vereador contra a causa. O que existe é uma narrativa de alguns querendo se aproveitar de uma causa tão bonita, da dor e luta das pessoas”, finalizou o parlamentar
Dia Mundial de Conscientização do Autismo
O parlamentar Rodrigo Guedes divulgou na rede social Twitter, na segunda-feira, que após um dia da celebração Mundial de Conscientização do Autismo os políticos da CMM derrubaram o requerimento dele sobre a causa.
“Um dia após o Dia Mundial de Conscientização do Autismo e todas as homenagens/postagens de políticos a Câmara Municipal de Manaus acaba de derrubar por 16×8 (votos) meu requerimento de audiência pública para discutir a questão dos mediadores escolares para autistas e PCDs”, divulgou Guedes no Twitter.
Na segunda-feira, o parlamentar Fransuá Matos, que se intitula “defensor da causa”, liderou a derrubada da proposta de discussão. Ele votou contra a proposta.





Envie seu comentário