Em Pauta nas redes sociais

Buscar no portal...

Manaus,

Política

Pronampe será substituto do consignado do Auxílio Brasil, diz ministro

Wellington Dias anunciou que programa liberará micro crédito para estimular empreendedorismo
Valter Campanato/Agência Brasil

O ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, chamou o consignado no Auxílio Brasil de “perversidade” e afirmou que os programas Desenrola, que renegocia dívidas, e Pronampe, que libera crédito, serão substitutos do empréstimo criado na gestão Bolsonaro.

“Estamos colocando um programa que vai cuidar dos endividados, o Desenrola Brasil, que vai cuidar de quem está na situação de endividamento, e o programa de apoio a micro e pequena empresa (Pronampe), em fase inicial, com créditos e taxas adequados e com isso estimular o empreendedorismo”, explicou.

Nesta quinta-feira (9), o governo reduziu a reduziu de 40% para 5% o limite de desconto mensal para beneficiários do Auxílio Brasil (atual Bolsa Família) que contratarem a modalidade de crédito consignado. Além disso, o número máximo de parcelas foi reduzido de 24 para seis, e o limite máximo de juros caiu de 3,5% para 2,5% ao mês.

Segundo Dias, o benefício social é uma proteção emergencial, e não pode ser visto como salário.

“O Bolsa Família não é um salário, é uma proteção emergencial. Todo esforço é para garantir que a pessoa tenha todo apoio para garantir elevação da condição da renda. O que se fez ali (com o crédito consignado) foi uma perversidade, com uma taxa de juro completamente fora do padrão. A gente faz uma redução de 30% nessa taxa, colocou um limite, porque a gente reconhece que tem para situações emergenciais, e por isso o prazo mais curto”, declarou nesta quinta-feira em Ceilândia.

Clique para comentar

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clique no vídeo para ativar o som
Clique no vídeo para ativar o som