Em Pauta nas redes sociais

Buscar no portal...

Manaus,

Política

Grupos temáticos entregam relatório final à transição neste domingo (11)

Entrega acontece um dia antes da diplomação de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prevista para esta segunda (12)
FÁTIMA MEIRA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Os grupos temáticos (GTs) da transição do futuro governo de Lula (PT) entregam neste domingo (11) o relatório final das equipes, consolidando todo o trabalho realizado até o momento. Os documentos são enviados para a coordenação geral da transição – o vice-presidente, Geraldo Alckmin, e técnicos.

A dos grupos entrega acontece um dia antes da diplomação de Luiz Inácio Lula da Silva, prevista para o dia 12 de dezembro. A cerimônia, realizada pelo Tribunal Superior Eleitoral, oficializa o resultado da eleição.

Os relatórios devem conter pelo menos dez pontos de alertas, organograma, orçamento, itens para serem revogados, estrutura de cada área e prévia para os primeiros cem dias do novo governo.

Alguns devem ser entregues com pontos indefinidos. Não houve consenso, por exemplo, sobre o local onde ficará a EBC (Empresa Brasil de Comunicação) – se na Cultura, Presidência ou Ministério das Comunicações. A decisão ficará nas mãos de Lula.

Os documentos, juntos, dão origem ao relatório final da transição, que não deve ficar pronto neste domingo. A sistematização começa nesta segunda (12), e a entrega do documento final pode ocorrer entre 19 e 20 de dezembro.

Apesar do trâmite oficial, a cúpula da transição já tem relatórios prévios em mãos. A expectativa é que nesta domingo, numa reunião fechada, Lula bata o martelo sobre a composição final da Esplanada e preparar o anúncio dos ministros.

O que acontece nesta semana no CCBB?

A partir de terça-feira (13), os grupos temáticos deixam as salas no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil), sede da transição, e os ministros confirmados já podem assumir a direção dos trabalhos de cada área, de forma oficial. A partir desse dia, os relatórios finais dos GTs podem ser apresentados aos futuros ministros.

Por esse motivo, a expectativa é que Lula faça o anúncio dos nomes na terça e encerre, num evento de agradecimento, os trabalhos dos GTs.

Saldo da transição

O vice-presidente eleito, que também é coordenador da equipe de transição, Geraldo Alckmin (PSB), afirmou que os trabalhos do grupo serão encerrados na terça-feira (13).

Alckmin disse também, em coletiva na última sexta-feira (9), que 940 pessoas participaram, o que deixou o processo plural, participativo e com viés técnico. Já o presidente eleito comentou que acredita ter sido a transição mais democrática já feita na história brasileira.

Lula disse, ainda na coletiva, que vão “tentar com a maior seriedade” apresentar os resultados dos relatórios do grupo de transição. “Vamos mostrar sem precisar fazer um show de pirotecnia”, afirmou.

Alguns GTs já adiantaram a previsão para os cem primeiros dias de governo. O grupo das Cidades, por exemplo, destaca a necessidade de orçamento para elaborar políticas emergenciais para os primeiros meses do ano, já que o país sofre anualmente nessa época com fortes chuvas e alagamentos.

O GT das Comunicações deve sugerir a elaboração de uma consulta pública sobre a regulação da internet para, em seguida, a proposta ser encaminhada ao Congresso Nacional.

Já o núcleo temático dos Povos Originários deve sugerir que o futuro governo anuncie a demarcação de terras indígenas ainda nos primeiros cem dias de gestão.

Ministros anunciados

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou, nesta sexta-feira (9), os primeiros nomes que vão compor sua equipe ministerial no governo federal a partir de janeiro de 2023.

Em uma coletiva de imprensa no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), sede da transição de governo, em Brasília, Lula confirmou cinco futuros ministros:

  • Fazenda: Fernando Haddad (PT)
  • Defesa: José Múcio Monteiro
  • Casa Civil: Rui Costa (PT)
  • Justiça: Flávio Dino (PSB)
  • Relações Exteriores: Mauro Vieira

De acordo com o petista, uma reunião também deve acontecer neste domingo para determinar a quantidade de ministérios e secretarias que o próximo governo terá.

Clique para comentar

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *