A ABRAMAT (Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção) divulga nesta quarta-feira, 11, a mais recente edição do Termômetro da Indústria de Materiais de Construção, pesquisa de opinião realizada com lideranças das empresas associadas. O levantamento indica que para 45% dos associados, novembro foi de boas vendas e, para 5%, o período foi muito bom. A regularidade foi a opção escolhida por 45% dos associados para classificar o mês. E 5% consideraram o mês ruim.
A expectativa para dezembro é de regularidade, com 45% dos associados mantendo esta escolha para o último mês do ano. Já para 36%, o período deve ser bom, enquanto 5% têm expectativas de um mês muito bom. Para 14% dos associados, as vendas no último mês do ano devem ser ruins.
Sobre investimentos, o Termômetro da ABRAMAT indica que 55% dos associados pretendem investir nos próximos 12 meses. No mesmo período, em 2023, este percentual era de 44%. O nível de utilização da capacidade instalada apresentou crescimento de 4 pontos percentuais em relação ao último estudo, alcançando 81%.
“Os resultados refletem o dinamismo e os desafios do setor. Apesar de um cenário moderado em novembro, vemos uma recuperação gradual no nível de utilização da capacidade instalada e um aumento significativo na intenção de investimentos das empresas, passando de 44% para 55% em relação ao ano anterior. Esses dados sinalizam a resiliência da indústria e a confiança em um mercado mais favorável em 2024, impulsionado pela retomada de obras e maior estabilidade econômica.”, comenta Rodrigo Navarro, presidente da ABRAMAT.
O Termômetro da ABRAMAT é uma ferramenta essencial para medir o pulso do setor de materiais de construção, fornecendo uma visão clara das tendências e expectativas do mercado. Realizado mensalmente, ele se baseia na percepção das principais lideranças da indústria e serve como um indicador para o planejamento estratégico das empresas.
Sobre a ABRAMAT
Desde sua fundação, em abril de 2004, a ABRAMAT acompanha e contribui para o crescimento da Construção Civil no país, atuando como interlocutora do setor junto ao Governo e demais agentes da cadeia produtiva. A entidade conta atualmente com aproximadamente 400 unidades fabris de 50 empresas associadas situadas em todas as regiões do país, que são líderes na produção de materiais de construção em diversos segmentos do setor. Entre os pilares de atuação da entidade estão a conformidade técnica e fiscal na produção e comercialização dos materiais, a competitividade e sustentabilidade da indústria, e a capacitação da mão-de-obra da construção. Para a elaboração de seus relatórios são utilizados dados oficiais disponíveis, pesquisas com associados, análise interna da equipe e metodologia FGV desenvolvida com exclusividade para a ABRAMAT.
![](https://empautaonline.com/wp-content/uploads/2022/07/logo-em-pauta-02.png)
Envie seu comentário