O governador Wilson Lima (União Brasil) alcançou 32,7% das intenções de voto, seguido por Amazonino Mendes (Cidadania) com 26,5% e Eduardo Braga (MDB) com 14,9%, conforme pesquisa da Pontual divulgada neste domingo, 4.
O estudo foi feito com 2.318 eleitores entrevistados de forma presencial ‘in loco’ aptos para votar nas Eleições Gerais deste ano. A coleta de dados ocorreu em Manaus e mais 13 municípios do Amazonas. O estudo está registrado no site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) sob o nº AM-06508/2022.
Na quarta colocação, Ricardo Nicolau (Solidariedade) obteve 3,5%, seguido por Carol Braz (PDT) com 2,3% e Henrique Oliveira (Podemos) com 1,5%.
Os últimos colocados da pesquisa foram Nair Blair (Agir) com 0,9% e Dr. Israel Tuyuka (PSOL) com 0,7%.
Do total da amostra, 9,5% dos eleitores responderam que irão votar branco/nulo e 7,5% afirmaram estar indecisos.
De acordo com os números, Wilson Lima e Amazonino Mendes deverão disputar o segundo turno das eleições para Governo do Estado do Amazonas.
Omar cresce e ultrapassa Arthur Neto para o Senado
Na corrida para o Senado, o candidato Omar Aziz (PSD) obteve 28,4% das intenções de voto. Em segundo lugar, Arthur Neto (PSDB) obteve 25,4%. Na terceira colocação, Coronel Menezes (PL) obteve 12,1% da preferência do eleitorado.
Candidatos com desempenho abaixo dos 5%: Luiz Castro (PDT) com 4,5%; Marília Freire (PSOL) com 3,3%, Pastor Peter (Agir) está com 1% e Bessa (SD) está com 0,6%.
No total da amostra, 13% dos eleitores afirmaram que irão votar branco/nulo e 11,7% estão indecisos para candidato ao Senado.
Metodologia
A pesquisa do Instituto Pontual foi conduzida por entrevistadores nos municípios Itacoatiara, Manacapuru, Parintins, Coari, Tefé, Maués, Iranduba, Tabatinga, Manicoré, Humaitá, Autazes, São Gabriel da Cachoeira, Lábrea e na capital Manaus.
No estudo, os supervisores e coordenadores são responsáveis por realizar a conferência dos questionários preenchidos em campo, procedimento adotado para efeito de verificação e coerência das informações coletadas. Após a coleta de dados, os questionários são verificados, em todas as etapas, quanto à construção do banco de dados e análise das variáveis.
O Instituto Pontual Pesquisas utilizou questionários previamente validados por meio de estudo piloto, por equipe treinada, “in loco” no formato “face to face” (cara a cara). O estudo está devidamente registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e recebeu a numeração AM-06508/2022.
Envie seu comentário