Em Pauta nas redes sociais

Buscar no portal...

Manaus,

Dia a Dia

Visa Manaus inicia operação para verificar rastreabilidade de alimentos

No primeiro dia de fiscalizações, foram inspecionados três supermercados, todos no centro da cidade
img-20250923-wa0020

A Prefeitura de Manaus, por meio da Diretoria de Vigilância Sanitária (Visa Manaus) da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), deu início, na segunda-feira, 22/9, a uma operação para verificar as informações de rastreabilidade nos rótulos de alimentos vendidos em supermercados da capital amazonense.

A diretora da Visa Manaus, Maria do Carmo Leão, explica que a operação segue as diretrizes do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). “Essas operações buscam ampliar as informações disponibilizadas ao público sobre a origem dos alimentos, de forma a aumentar sua segurança e permitir identificar as diferentes etapas de produção e manipulação”.

A operação teve como alvo a fiscalização de dois tipos específicos de alimentos, frios e vegetais. Segundo o gerente de Vigilância de Alimentos, Ricardo Celestino, no caso dos frios, muitos estabelecimentos ainda não oferecem todas as informações exigidas por esses órgãos. “É muito comum, por exemplo, que os supermercados fatiem os queijos e informem apenas os dados do fornecedor do alimento, quando deveriam colocar também as informações do estabelecimento onde o queijo foi fatiado, entre outros dados importantes”, observou.

Celestino acrescentou que no caso dos vegetais, a exigência é que estes tragam informações que permitam localizar o ente anterior na cadeia de distribuição, a fim de possibilitar a investigação de eventuais infrações. “Esses dados permitem aos órgãos de monitoramento, como a Visa Manaus, reforçar o controle sobre a segurança dos produtos, além de promover a responsabilização nas situações de irregularidade”, completou.

No primeiro dia de fiscalizações, foram inspecionados três supermercados, todos no centro da cidade. Em todos eles, as informações não estavam de acordo com as normas do Mapa e da Anvisa, o que levou os fiscais a autuarem os estabelecimentos, dando um prazo para que estes realizem as adequações necessárias.

De acordo com a direção da Visa, o trabalho junto aos estabelecimentos locais tem o objetivo de fazer com que os supermercados passem a incluir as informações exigidas pelos órgãos federais.

As inspeções seguirão nas próximas semanas, com a presença dos fiscais em estabelecimentos de todos os tipos na cidade, orientando sobre as normas e cobrando a sua aplicação.

Serviço

A população pode denunciar irregularidades sanitárias relativas a produtos e serviços por meio da Ouvidoria da Visa Manaus, no número (92) 98842-8481 (atendimento de 8h às 13h), ou pelo e-mail visamanaus.ouvidoria@gmail.com (em qualquer horário).

Clique para comentar

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *