Em Pauta nas redes sociais

Buscar no portal...

Manaus,

Economia

Um lar para chamar de seu: Mil famílias do Vale do Sinai recebem título definitivo de propriedade

Governo do Amazonas já entregou 19.800 documentos de posse em todo o estado e tem como meta conceder 30 mil até o final de 2026
d73f5a7f-5b49-4998-8932-07b8ff49e1e7

A vida de mil famílias do Vale do Sinai, na zona Norte, ganhou um novo capítulo nesta sexta-feira (13). Depois de décadas de espera, eles receberam o título definitivo de propriedade dos locais onde vivem. A ação do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado das Cidades e Territórios (Sect), garante dignidade e segurança jurídica aos moradores, que agora têm oficialmente o documento de posse dos seus terrenos.

A secretária da Sect, Renata Queiroz, ressalta que o trabalho que vem sendo executado pelo Governo do Estado tem um impacto muito grande na vida das famílias beneficiadas. “Mais do que um documento, entregamos dignidade e segurança para as famílias. Esta semana, mais mil famílias receberam a garantia de ter um lar para chamar de seu”, destacou.

Entre os beneficiados da entrega desta sexta-feira (13) está a vendedora de cosméticos Rosilane Batista de Lima do Nascimento, de 57 anos. Moradora do Vale do Sinai há 20 anos, ela chegou na comunidade com o esposo Pedro Pessoa, quando o local ainda era um loteamento. Foi nessa área que a família cresceu, com a chegada dos quatro filhos.

“Eu morava em um apartamento cedido pela minha mãe na parte de baixo da casa dela. Com muito trabalho, conseguimos comprar o terreno no Vale do Sinai. Essa foi a nossa primeira vitória. Construímos cada cômodo da casa com muito sacrifício. Meu marido foi motorista de ônibus e eu sempre vendi cosméticos. Mas ainda faltava o documento oficial para ter a garantia de que aquele terreno era de fato nosso”, conta.

Rosilane acrescenta que muitos prometeram o título definitivo, mas somente quando a equipe da Sect visitou e conversou com os moradores foi que o processo andou. “Hoje é um dia muito feliz. É a realização de um sonho. Ter esse documento é uma garantia de futuro para mim e para os meus filhos e netos”, disse, emocionada.

Quem também recebeu o documento foi a operadora de caixa Leilena de Carvalho Pereira, de 45 anos. Ela mora no Vale do Sinai há 25 anos. “Quando comprei o terreno e mudei para lá, minha filha tinha três anos. Foi nesse local que eu a criei e construí tudo que tenho. Por anos eu tentei conseguir o título definitivo, porque eu sei a importância disso. Hoje, posso dizer que esse lugar é de fato meu”, frisa.

O mesmo sentimento é compartilhado pela dona de casa Margarete Mendonça, de 55 anos. Moradora do Vale do Sinai há 27 anos, ela também chegou na comunidade quando ainda era um loteamento. “Eram poucas casas, mas eu e o meu esposo decidimos que ali seria o nosso lar. Trabalhamos durante muito tempo para conseguir construir da forma como queríamos a casa. Dedicamos tempo, dinheiro e muitos sonhos, mas ainda faltava a garantia, o documento comprovando que tudo era nosso. Ele finalmente veio agora graças ao trabalho da Sect e sou muito grata”, reforça.

Programação – As entregas de títulos desta semana fizeram parte da programação da Semana Nacional Solo Seguro – Favela, promovida pela Corregedoria Geral de Justiça, do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM).
As entregas, organizadas pela Sect, também fazem parte do Amazonas Meu Lar, maior programa habitacional do estado.

O programa já atendeu mais de 25,3 mil famílias. Destas, 6.921 receberam soluções definitivas de moradia e 19.800 foram beneficiadas com regularização fundiária. A meta é chegar a 30 mil títulos entregues até o final de 2026.

Clique para comentar

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *