Durante a ação, as equipes apreenderam seis mil quilos de pirarucu e sete mil quilos de peixe liso, que estavam sendo transportados ilegalmente. Segundo o comandante da embarcação que estava fazendo o transporte da mercadoria, Manoel Bernardes, 52, o embarque da carga ocorreu no município de Fonte Boa e tinha como destino Tabatinga.
O gestor da 53ª DIP relatou que durante a operação foram fiscalizadas embarcações suspeitas de transportar pescado ilegal. Rebouças destacou que ao longo da ação aconteceu a averiguação da origem dos peixes e o regulamento de transporte e comercialização, além da verificação da venda proibida de carne oriunda da caça de animais silvestres.
“Deflagramos essa operação no alto rio Solimões. Avistamos o barco e efetuamos a abordagem aos tripulantes. Assim que identificamos o pescado ilegal, autuamos o comandante da embarcação pela prática ilícita. Apostamos que esse tipo de ação possa amenizar os impactos ambientais que vêm ocorrendo”, argumentou o investigador.
Indiciamento – Conduzido ao prédio da 53ª DIP, o comandante foi indiciado por transporte ilegal de peixe, crime previsto no Artigo 34 da Lei nº 9.605/98, conhecida como Lei de Crimes Ambientais. Após os procedimentos cabíveis na unidade policial, o homem foi liberado e irá responder ao processo em liberdade.
Doação – O gestor Francisco Rebouças informou que os 13 mil quilos de peixe apreendidos durante a operação foram doados a instituições filantrópicas, igrejas e moradores de comunidades de Santo Antônio do Içá.
FOTO: Alailson Santos e Divulgação / PC-AM.
Envie seu comentário