Homens armados mataram 19 pessoas na noite de domingo em um ataque a um local clandestino de briga de galos no oeste do México. As mortes ocorreram em Las Tinajas, no estado de Michoacán, região abalada pela violência e confrontos entre grupos de narcotráfico.
“Dezenove corpos sem vida (16 homens e 3 mulheres), que apresentavam ferimentos provocados por armas de fogo”, foram encontrados na localidade de de Tinajas, no estado de Michoácan, informou a Procuradoria Geral do Estado (FGE, na sigla em espanhol). Outras pessoas ficaram feridas e foram levadas para hospitais, acrescentou a Procuradoria sem informar o número de vítimas.
De acordo com as autoridades, a FGE foi informada às 22h30 locais (1h30 de Brasília, segunda-feira) sobre uma agressão cometida contra as pessoas presentes em um local frequentemente usado para apostas ilegais de brigas de galos.
Uma investigação foi iniciada para esclarecer o ocorrido.
O México sofre com uma onda de violência que deixou quase de 340 mil mortos – em sua maioria em ações atribuídas ao crime organizado – desde 2006, quando teve início uma ofensiva militar de combate às drogas.
O estado de Michoacán e o vizinho Guanajuato estão entre os que registram os maiores índices de violência no México, devido à guerra entre grupos rivais envolvidos no tráfico de drogas e outras atividades ilegais, como o comércio de combustível roubado.
Michoacán também é a maior região produtora de abacate do mundo e as ameaças feitas por telefone no mês passado contra um inspetor americano na região levaram o governo dos Estados Unidos a suspender as exportações mexicanas dessa fruta por mais de uma semana.

Envie seu comentário