Na manhã deste domingo (29), um avião do tipo Cessna Grand Caravan caiu em um acidente em Rio Branco, Acre. O modelo é um dos monomotores mais conhecidos do mundo, sendo operado por várias companhias aéreas nacionais, como também para voos particulares, caso do PT-MEE, aeronave que pertencia à empresa ART Táxi Aéreo, e tinha como destino a cidade de Envira, no Amazonas. Saiba quem são as 12 pessoas que morreram na tragédia .
Embora seja conhecido como uma aeronave robusta, tendo sido apelidado até de “jipe dos ares” , o modelo já se envolveu em 271 acidentes de perda total, eventos que já vitimaram mais de 516 pessoas, segundo o respeitado site Aviation Safety Network. A taxa de sobrevivência é de 27,4%, ainda de acordo com o site. Lembrando que os dados envolvem todos os Cessna Caravan, não apenas o Grand Caravan.
A aviação geral (aeronaves não comerciais) e em lugares de difícil acesso costuma registrar mais acidentes, ou seja, o número não significa que o Cessna seja um avião inseguro.
A maioria dos acidentes (85) foi em voos de passageiros, com os de carga em segundo lugar (70). Apenas 9 ocorreram em voos particulares ou de negócios. O pior acidente do Cessna Caravan foi em 29 de setembro de 1985, tragédia que ceifou a vida de 17 pessoas em Jenkinsburg, cidade no estado americano da Geórgia.
Dividido em diversas variantes, o Cessna Caravan fez o seu primeiro voo comercial em 1982. Cerca de 2.000 aeronaves estão em operação. O avião envolvido no acidente de Rio Branco é do modelo Grand Caravan 208B, tipo aperfeiçoado e com 1,2 metro a mais de comprimento, o que permitiu levar até 14 ocupantes (incluindo tripulação). O lançamento dessa versão foi em 1987, com 2.131 unidades construídas.
A aeronave é equipada com apenas um motor turboélice, um propulsor da Pratt & Whitney Canada PT6A-114A, uma unidade que gera o equivalente a mais de 600 cv. Capaz de voar a até 340 km/h, o monomotor tem alcance de cerca de 980 km, sem incluir a reserva, além de poder voar a mais de 7 mil metros, um teto de serviço elevado para uma aeronave não pressurizada.
O avião acidentado foi fotografado pelo perfil do Facebook Aviação Amazônia, que publicou uma foto do PT-MEE em outra ocasião.
Envie seu comentário