Embora o ano seja pré-eleitoral, os bastidores políticos já se agitam com potenciais nomes para concorrer às 30 vagas da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) em 2026.
A cidade de Tefé, distante 522 quilômetros de Manaus e lar do prefeito Nicson Marreira (União Brasil), o mais bem votado proporcionalmente no Brasil, planeja disputar assentos na Aleam, almejando ocupar ao menos duas cadeiras no parlamento estadual.
De um lado, o deputado estadual Carlinhos Bessa (PV) já conta com o apoio declarado de Nicson Marreira. Contudo, nos últimos dias, um novo nome surgiu, prometendo movimentar o cenário político no interior do estado.
Responsável pela vitória do vereador Tapioca (MDB), que, semanas antes da eleição passada, não tinha perspectivas de retornar à Câmara Municipal de Tefé, o empresário Júnior Veloso já demonstra forte inclinação política.
Filho do ex-prefeito Papi (Podemos), Júnior Veloso manifestou interesse em seguir os passos do pai e disputar uma cadeira na Assembleia. Articulado, Júnior Veloso já mostrou capacidade de construir parcerias para viabilizar sua candidatura à Aleam. No entanto, precisará evitar os erros do pai, que, na eleição anterior, negligenciou a campanha nas ruas, preferindo uma viagem com o então deputado federal Adail Filho (PP), e acabou perdendo o mandato de deputado por apenas 13 votos para Dan Câmara.
Nomes Conhecidos na Disputa
Júnior Veloso também terá que dividir o apoio do prefeito de Tefé, Nicson Marreira, considerando que o gestor municipal tem acompanhado o deputado estadual Wilker Barreto (Mobiliza) em diversas eleições.
Vale lembrar que o apoio de Nicson à família Veloso no passado já gerou um “climão” entre o prefeito e Barreto, que chegou a questionar o gestor municipal. “Você tem que escolher se vai me ajudar ou apoiar outro candidato”, teria dito Wilker a Nicson nas eleições de 2022, quando Papi era o nome em evidência em Tefé.
Movimentando-se nos bastidores, Júnior Veloso já vem conquistando o apoio de lideranças políticas, vereadores e nomes que disputaram o pleito no ano passado.
Turismo em Ascensão
Recentemente, o prefeito Nicson Marreira transformou a cidade em um “point” turístico no interior. Com recursos inferiores aos de Parintins, a cidade localizada no médio Solimões recebeu diversos nomes políticos nos últimos dias, durante os quatro dias da Festa da Castanha e na assinatura para a construção de casas populares, inclusive com a presença de um ministro do Governo Lula (PT).

Envie seu comentário