Connect with us

Hi, what are you looking for?

Manaus,

Economia

Taxa de desocupação cresce para 10,1% no primeiro trimestre de 2025

O número de pessoas ocupadas subiu de 1.741 mil para 1.843 mil ,no período, embora com menor ritmo de crescimento.
Foto: Divulgação

A taxa de desocupação no Amazonas apresentou oscilações significativas entre os trimestres de 2024 e o início de 2025. Após cair de 9,8% no primeiro trimestre de 2024 para 8,3% ,no fim do mesmo ano, voltou a subir para 10,1% no primeiro trimestre de 2025 — um aumento tanto em relação ao período anterior quanto ao mesmo trimestre do ano anterior. Apesar disso, o nível de ocupação cresceu levemente, alcançando 55,7% no início de 2025, enquanto a taxa de participação na força de trabalho aumentou para 61,9%, indicando maior inserção da população no mercado. O número de pessoas ocupadas subiu de 1.741 mil para 1.843 mil ,no período, embora com menor ritmo de crescimento. Já os desocupados passaram de 189 mil para 206 mil, refletindo a elevação do desemprego. Por outro lado, a massa de rendimento e o rendimento médio dos ocupados cresceram; o número de empregados com carteira assinada também aumentou, sugerindo avanços na formalização do trabalho, apesar de a taxa de informalidade ainda ser alta: 53,3% — a quarta maior do país.

Setorialmente, houve crescimento na ocupação industrial, que passou de 196 mil para 237 mil trabalhadores entre os primeiros trimestres de 2024 e 2025, além de ganhos no Comércio, Construção e Administração Pública. Em contraste, setores como “Agricultura e alojamento” apresentaram queda ou estabilidade no número de ocupados. O número de empregadores com Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) diminuiu, enquanto os sem CNPJ aumentou, o que reforça a informalização. Trabalhadores por conta própria ,sem CNPJ, também se mantêm numerosos, embora com ligeira redução no início de 2025.

Com 982 mil pessoas em situação de informalidade, o Amazonas ocupa o segundo lugar na região Norte, atrás apenas do Pará. A persistente informalidade no estado reflete fragilidades estruturais no mercado de trabalho, comuns na região Norte, como o acesso limitado a empregos formais e a proteção trabalhista.

Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Trimestral (PNAD Contínua Trimestral), referente ao primeiro trimestre de 2025, divulgada hoje,16, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Destaques:

A taxa de desocupação subiu para 10,1% no primeiro trimestre de 2025, revertendo a queda observada no trimestre anterior e superando o mesmo período de 2024;

O número de pessoas na força de trabalho aumentou em 119 mil pessoas, entre o primeiro trimestre de 2024 e o primeiro trimestre de 2025, indicando maior participação da população no mercado;

Com uma taxa de 53,3%, o Amazonas possui uma das mais altas taxas de informalidade do país, ocupando a quarta posição nacional, o que evidencia precariedade nas relações de trabalho;

O número de empregados com carteira assinada cresceu de 442 mil para 482 mil no período analisado, sinalizando um progresso na formalização do emprego;

Apesar do crescimento da população ocupada, o ritmo desacelerou entre os dois últimos trimestres, o que pode sinalizar dificuldades na criação de novas vagas;

O setor agrícola perdeu força, com uma redução de 34 mil pessoas ocupadas entre o primeiro trimestre de 2024 e o primeiro de 2025;

A indústria geral apresentou um crescimento significativo, passando de 196 mil para 237 mil trabalhadores no mesmo período — um dos setores mais dinâmicos;

O rendimento médio mensal real habitual dos ocupados teve um aumento de R$ 64 em um ano, demonstrando melhora no poder de compra dos trabalhadores;

A massa salarial real somada aumentou em R$ 368 milhões entre os primeiros trimestres de 2024 e 2025, refletindo uma economia em expansão;

O número de trabalhadores domésticos com carteira assinada caiu de 11 mil para 7 mil, indicando maior informalidade nesse tipo de ocupação.

Taxa de Desocupação

A taxa de desocupação no Amazonas apresentou variações ao longo dos trimestres analisados. No primeiro trimestre de 2024 (jan-fev-mar/2024), a taxa foi de 9,8%. Houve uma diminuição para 8,3% no trimestre seguinte (out-nov-dez/2024). No entanto, no primeiro trimestre de 2025 (jan-fev-mar/2025), a taxa de desocupação subiu para 10,1%. Isso indica um aumento na desocupação, em comparação com os trimestres anteriores, com um aumento de 0,3 ponto percentual (p.p.) em relação ao mesmo período do ano anterior e um aumento de 1,7 p.p em relação ao trimestre imediatamente anterior.

Nível de Ocupação

O nível de ocupação no Amazonas, que é o percentual de pessoas ocupadas em relação a população em idade de trabalhar (pessoas de 14 anos ou mais), também mostrou mudanças, embora menos acentuadas. Em jan-fev-mar/2024, o nível de ocupação foi de 54,1%. Esse valor subiu para 55,6% em out-nov-dez/2024 e continuou a crescer ligeiramente para 55,7% em jan-fev-mar/2025. Assim, observa-se um leve aumento no nível de ocupação ao longo dos trimestres.

Taxa de Participação na Força de Trabalho

A taxa de participação na força de trabalho, que é o percentual de pessoas em idade para trabalhar ,que estão na força de trabalho, apresentou um crescimento constante no período analisado. Em jan-fev-mar/2024, a taxa era de 60%. Ela aumentou para 60,6% em out-nov-dez/2024 e alcançou 61,9% em jan-fev-mar/2025. Esse padrão indica uma tendência de mais pessoas ingressando ou buscando ativamente participação no mercado de trabalho, no Amazonas.

Por condição, em relação a força de trabalho e condição na ocupação

Considerando as pessoas de 14 anos ou mais de idade, a população total do estado apresentou um crescimento ao longo dos trimestres analisados. No primeiro trimestre de 2024 (jan-fev-mar/2024), a população total era de 3.216 mil pessoas. Esse número aumentou para 3.306 mil no trimestre seguinte (out-nov-dez/2024) e atingiu 3.309 mil no primeiro trimestre de 2025 (jan-fev-mar/2025). Observa-se, portanto, um aumento constante da população total ao longo do período, com um acréscimo de 93 mil pessoas entre o primeiro trimestre de 2024 e o primeiro trimestre de 2025.

O contingente de pessoas na força de trabalho, que é o conjunto de pessoas que estão ocupadas ou desocupadas e procurando trabalho ,com 14 anos ou mais de idade, também registrou expansão nos trimestres em questão. Em jan-fev-mar/2024, havia 1.930 mil pessoas na força de trabalho. Esse número subiu para 2.004 mil em out-nov-dez/2024 e alcançou 2.049 mil em jan-fev-mar/2025. O aumento indica uma crescente participação da população do Amazonas no mercado de trabalho.

O número de pessoas ocupadas, mostrou um aumento ao longo dos trimestres, embora com uma desaceleração no ritmo de crescimento. Em jan-fev-mar/2024, havia 1.741 mil pessoas ocupadas. Esse número cresceu para 1.837 mil em out-nov-dez/2024 e atingiu 1.843 mil em jan-fev-mar/2025. O menor incremento entre os dois últimos trimestres pode sugerir uma moderação na geração de novos empregos.

Já o número de pessoas desocupadas, ou seja, aquelas que estão procurando emprego mas não conseguem encontrar, apresentou uma variação interessante. Inicialmente, em jan-fev-mar/2024, havia 189 mil pessoas desocupadas. Esse número diminuiu para 167 mil em out-nov-dez/2024, indicando uma melhora no cenário do desemprego. No entanto, houve um aumento para 206 mil pessoas desocupadas em jan-fev-mar/2025, o que representa um retorno ao patamar inicial e um aumento no número de desempregados.

O contingente de pessoas fora da força de trabalho, ou seja, aquelas que não estão ocupadas nem procurando emprego, apresentou uma leve flutuação. Em jan-fev-mar/2024, havia 1.286 mil pessoas nessa situação. Esse número subiu para 1.303 mil em out-nov-dez/2024. Contudo, houve uma redução para 1.261 mil pessoas fora da força de trabalho em jan-fev-mar/2025.

Ocupadas por posição na ocupação, setor e categoria

Considerando o número de empregados com carteira assinada no Amazonas,houve um aumento consistente ao longo dos trimestres analisados. Em jan-fev-mar/2024, havia 442 mil empregados com carteira. Esse número subiu para 478 mil em out-nov-dez/2024 e alcançou 482 mil em jan-fev-mar/2025. O crescimento indica uma tendência positiva de formalização do emprego no estado.

O número de empregados sem carteira assinada apresentou uma variação ao longo dos trimestres. Em jan-fev-mar/2024, havia 218 mil empregados sem carteira. Houve uma leve diminuição para 214 mil em out-nov-dez/2024. No entanto, no primeiro trimestre de 2025, esse número aumentou para 238 mil. Isso sugere que, apesar de uma breve queda, a informalidade no emprego voltou a crescer.

O número de trabalhadores domésticos com carteira assinada mostrou uma diminuição no primeiro trimestre de 2025. Nos trimestres de jan-fev-mar/2024 e out-nov-dez/2024, havia 11 mil trabalhadores domésticos ,com carteira, em cada trimestre. Esse número caiu para 7 mil em jan-fev-mar/2025, indicando uma redução na formalização desse tipo de trabalho.

O número de trabalhadores domésticos ,sem carteira assinada, apresentou uma pequena flutuação. Em jan-fev-mar/2024, havia 66 mil trabalhadores domésticos sem carteira. Esse número diminuiu para 63 mil em out-nov-dez/2024, mas aumentou para 70 mil em jan-fev-mar/2025.

O número de empregados no setor público teve uma variação trimestral. Em jan-fev-mar/2024, havia 287 mil empregados no setor público. Esse número aumentou para 309 mil em out-nov-dez/2024. Contudo, houve uma diminuição para 293 mil em jan-fev-mar/2025.

O número de empregadores com CNPJ apresentou uma tendência de queda ao longo dos trimestres. Em jan-fev-mar/2024, havia 36 mil empregadores com CNPJ. Esse número diminuiu para 34 mil em out-nov-dez/2024 e novamente para 31 mil em jan-fev-mar/2025.

O número de empregadores sem CNPJ mostrou um aumento, principalmente no último trimestre. Em jan-fev-mar/2024, havia 12 mil empregadores sem CNPJ. Esse número teve um leve aumento para 13 mil em out-nov-dez/2024, mas saltou para 21 mil em jan-fev-mar/2025.

O número de trabalhadores por conta própria com CNPJ apresentou uma pequena variação. Em jan-fev-mar/2024, havia 36 mil trabalhadores por conta própria com CNPJ. Esse número diminuiu para 48 mil em out-nov-dez/2024 e manteve 48 mil em jan-fev-mar/2025.

O número de trabalhadores por conta própria sem CNPJ mostrou um aumento seguido de uma leve queda. Em jan-fev-mar/2024, havia 500 mil trabalhadores por conta própria sem CNPJ. Esse número aumentou para 533 mil em out-nov-dez/2024 e diminuiu para 527 mil em jan-fev-mar/2025.

O número de trabalhadores familiares auxiliares apresentou uma variação trimestral. Em jan-fev-mar/2024, havia 131 mil trabalhadores familiares auxiliares. Esse número aumentou para 137 mil em out-nov-dez/2024 e reduziu para 126 mil em jan-fev-mar/2025.

Pessoas ocupadas por grupamento de atividades, no trabalho principal

O setor de “Agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura” apresentou uma leve variação no número de pessoas ocupadas. Em jan-fev-mar/2024, havia 295 mil trabalhadores nesse setor. Houve uma pequena queda para 288 mil em out-nov-dez/2024. No primeiro trimestre de 2025, o número de trabalhadores diminuiu para 261 mil.

A Indústria geral registrou aumento no número de pessoas ocupadas ao longo dos trimestres analisados. Em jan-fev-mar/2024, havia 196 mil trabalhadores nesse setor. Esse número subiu para 226 mil em out-nov-dez/2024 e novamente para 237 mil em jan-fev-mar/2025. Essa tendência indica um aumento na absorção de mão de obra pela indústria geral no Amazonas.

O setor da Construção apresentou um aumento constante no número de pessoas ocupadas. Em jan-fev-mar/2024 havia 92 mil trabalhadores nesse setor. Esse número subiu para 109 mil em out-nov-dez/2024 e reduziu para 104 mil em jan-fev-mar/2025. O que sugere uma manutenção das atividades de construção no estado.

O “Comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas” mostrou uma variação no número de pessoas ocupadas. Em jan-fev-mar/2024, havia 320 mil trabalhadores nesse setor. Esse número reduziu para 313 mil em out-nov-dez/2024. No entanto, no primeiro trimestre de 2025, o número de trabalhadores aumentou para 318 mil.

O setor de “Transporte, armazenagem e correio” apresentou pequenas flutuações no número de pessoas ocupadas. Em jan-fev-mar/2024 havia 320 mil trabalhadores nesse setor. Houve uma leve diminuição para 313 mil em out-nov-dez/2024. Em jan-fev-mar/2025 o número de trabalhadores aumentou para 318 mil.

O setor de “Alojamento e alimentação” também apresentou variações no número de pessoas ocupadas. Em jan-fev-mar/2024, havia 113 mil trabalhadores nesse setor. Esse número subiu para 120 mil em out-nov-dez/2024. Contudo, houve uma leve diminuição para 118 mil em jan-fev-mar/2025.

O setor de “Informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas” praticamente manteve o número de pessoas ocupadas. Em jan-fev-mar/2024, havia 144 mil trabalhadores nesse setor. Esse número aumentou para 148 mil em out-nov-dez/2024 e pequena queda para 143 mil em jan-fev-mar/2025.

O setor de “Administração pública, defesa, seguridade social, educação, saúde humana e serviços sociais” apresentou pequenas variações. Em jan-fev-mar/2024, havia 338 mil trabalhadores nesse setor. Esse número teve um leve aumento para 379 mil em out-nov-dez/2024 e uma leve diminuição para 369 mil em jan-fev-mar/2025.

O setor de “Outros serviços” mostrou um aumento no número de pessoas ocupadas. Em jan-fev-mar/2024, havia 79 mil trabalhadores nesse setor. Esse número aumentou para 87 mil em out-nov-dez/2024 e diminuiu para 101 mil em jan-fev-mar/2025.

O setor de “Serviços domésticos” apresentou um aumento no número de pessoas ocupadas. Em jan-fev-mar/2024 havia 77 mil trabalhadores nesse setor. Esse número caiu para 74 mil em out-nov-dez/2024 e aumentou para 79 mil em jan-fev-mar/2025.

O rendimento médio mensal real habitual de todos os trabalhos das pessoas ocupadas no Amazonas apresentou um aumento constante ao longo dos trimestres. Houve um leve aumento de R$ 37 ,do primeiro trimestre de 2024 para o último trimestre de 2024, e um novo aumento de R$ 27 para o primeiro trimestre de 2025. No geral, o rendimento médio aumentou em R$ 64 entre jan-fev-mar/2024 e jan-fev-mar/2025.

Clique para comentar

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *