O Tatupeba (Euphractus sexcinctus) um animal que foi entregue ao Ibama acima do peso.
Segundo informações o tatupeba foi entregue ao Ibama, o tatu era mantido em cativeiro em Eunápolis e estava pesando cerca de 17 quilos, quando em média os representantes da espécie costumam pesar 6 kg.
Os veterinários que analisaram o animal, o tatu apresentou um quadro de obesidade mórbida, o motivo seria a sua criação em cativeiro em um espaço com restrição de movimentos e a uma dieta rica em calorias, ou seja a má alimentação.
Segundo informações do biólogo, oanimal possui cerca de cinco anos de idade, e foi entregue ao Ibama com quase o triplo de sua massa corporal, que varia de 3 a 6 quilos.
No cativeiro, o tatu era sedentário. Além de não se movimentar nem para buscar comida, o animal se alimentava exclusivamente de fubá de milho e galinha fresca. “Na natureza, os tatus ficam o tempo todo em movimento e têm uma alimentação muito diversificada. Consumem vegetais, tubérculos e até carcaças de pequenos animais. A falta total de atividade no cativeiro fez com que ele chegasse a esse peso”, afirmou Mota.
Envie seu comentário