Os supermercados Nova Era e Big Amigão, além de uma empresa do Distrito Industrial, que atua no ramo de metais, foram alvos de operação da Polícia Federal (PF) nesta quarta-feira, 20. A PF deflagrou a operação Eldorado, com o objetivo de prender suspeitos de liderarem um esquema de contrabando e venda de ouro extraído de garimpos ilegais que teria movimentado quase 6 bilhões de reais.
O esquema envolveria o contrabando de ouro venezuelano, o qual entraria clandestinamente no Brasil como pagamento pela exportação de alimentos por mercados de Roraima e do Amazonas.
Transportadoras contratadas esconderiam no interior de caminhões o ouro contrabandeado, que entrariam em Roraima sem os procedimentos necessários e pagamento de tributos.
O minério seria comprado por outros integrantes do esquema e enviado para empresas atuantes no ramo de exploração de minério aurífero, responsáveis por concretizar o pagamento aos supermercados e às distribuidoras de alimentos.
Outro lado
A Distribuidora Mercantil Nova Era informou que a ação realizada pela Polícia Federal, na manhã desta quarta-feira, na dependência administrativa da empresa, teve a finalidade de coletar informações relacionadas a exportações.
A empresa garantiu todo acesso às documentações e está colaborando com a investigação.
“Com 42 anos de mercado, operando dentro da legislação vigente, prezando sempre pela transparência e honestidade, o mercantil possui total interesse em esclarecer o assunto e mostrar, dessa forma, que atua dentro da legalidade”, disse a nota.
Com informações da assesossoria da PF

Envie seu comentário