Em Pauta nas redes sociais

Buscar no portal...

Manaus,

Dia a Dia

Suframa sedia o 1º Fórum de Comércio Exterior na Amazônia

O superintendente também chamou atenção para o avanço da automação e a necessidade de qualificação profissional diante das mudanças tecnológicas
0a47415f-3e2b-4ee6-94b5-493b4e981a7d
Foto: Colaboração de Ester Carvalho/Suframa

A Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) sediou, nesta terça-feira (21), o 1º Fórum de Comércio Exterior na Amazônia, evento promovido pelo Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam). O encontro reuniu diretores de empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM), autoridades e especialistas para discutir os impactos da Indústria 5.0 na competitividade, inovação e sustentabilidade da região.

Durante a abertura, o superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, destacou a importância do fórum como espaço de debate sobre o futuro industrial da Amazônia e o papel do PIM nas transformações econômicas que estão por vir. “Este fórum é fundamental para que nossas empresas se adaptem à Indústria 5.0 e à nova realidade trazida pela reforma tributária”, afirmou Saraiva.

O superintendente também chamou atenção para o avanço da automação e a necessidade de qualificação profissional diante das mudanças tecnológicas. “Mesmo com a automação crescente, o PIM gerou mais de 20 mil novos postos de trabalho desde o início de 2023. Precisamos, no entanto, investir fortemente em capacitação, pois a indústria deve demandar, nos próximos três anos, cerca de 2.600 engenheiros e quase 4 mil técnicos de nível médio”, ressaltou.

O presidente executivo do Cieam, Lúcio Flávio Morais, agradeceu a parceria da Suframa e reforçou a importância do evento para o fortalecimento do comércio exterior regional. “Este fórum nasce com o propósito de integrar a Amazônia ao cenário econômico global. Precisamos conectar o potencial produtivo da região aos mercados internacionais, com base na inovação, sustentabilidade e competitividade”, destacou.

Ao longo do dia, seis mesas-redondas abordaram temas como digitalização do comércio exterior, logística internacional, sustentabilidade, inovação tecnológica e capacitação profissional, com o objetivo de preparar as empresas do PIM para competir de forma mais eficiente no mercado global.

Clique para comentar

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *