Em Pauta nas redes sociais

Buscar no portal...

Manaus,

Dia a Dia

Suframa recebe embaixador da Bélgica para tratar de oportunidades bilaterais e Zona Franca de Manaus

Os representantes da Suframa ressaltaram que, além de ser amparada pela Constituição Federal, a Zona Franca de Manaus
img-20251023-wa0049
Foto: Enock Nascimento/Suframa 

A Suframa recebeu, na manhã desta quinta-feira (23), o embaixador da Bélgica no Brasil, Chris Hoorn aert, em reunião voltada à prospecção de oportunidades bilaterais e ao entendimento do modelo de funcionamento da Zona Franca de Manaus (ZFM). O encontro foi conduzido pelo superintendente-adjunto Executivo da Suframa, Frederico Aguiar, na sede da Autarquia, em Manaus.

Também participaram da reunião o cônsul honorário da Bélgica em Manaus, Clifford Nelson Oliveira, o coordenador-geral de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais (Cogin) da Suframa, Arthur Lisboa e a analista da Cogin, Camilla Abitbol. Durante o encontro, os servidores da Autarquia realizaram uma apresentação institucional sobre a ZFM, destacando suas vantagens tributárias e características únicas em comparação a outras zonas francas do mundo, como a do Panamá — país onde o diplomata já atuou.

Os representantes da Suframa ressaltaram que, além de ser amparada pela Constituição Federal, a Zona Franca de Manaus tem gerado resultados expressivos em desenvolvimento regional e preservação ambiental, contribuindo para a manutenção de 97% da floresta amazônica nativa no Estado do Amazonas.

Natural de Kortrijk, Chris Hoornaert possui ampla trajetória diplomática, tendo chefiado a Delegação da União Europeia no Panamá (2018–2022) e exercido o cargo de embaixador da Bélgica nos Países Baixos (2014–2018). A Bélgica mantém, além da embaixada em Brasília, Consulados-Gerais em São Paulo e no Rio de Janeiro, além de uma rede de cônsules honorários distribuídos por diversas capitais brasileiras, incluindo Manaus, onde atua Clifford Nelson Oliveira.

Texto: Enock Nascimento/Suframa

Informações: imprensa@suframa.gov.br

Clique para comentar

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *