O projeto “Suframa nas Universidades” realizou mais uma edição nesta quarta-feira (19), desta vez na sede da Faculdade Metropolitana de Manaus (Fametro), na zona Centro-Sul de Manaus. A palestra foi apresentada pela coordenadora de Desenvolvimento e Assistência ao Servidor da Autarquia, Cristiane Almeida, e reuniu acadêmicos das áreas de Gestão e Negócios, como os cursos de Contabilidade, Logística, Recursos Humanos, Marketing e Administração.
O “Suframa nas Universidades” busca capacitar estudantes de nível superior sobre o papel institucional da Suframa e a importância estratégica da Zona Franca de Manaus (ZFM) para o desenvolvimento regional e nacional, com ênfase nos vetores econômicos, sociais e ambientais.
Durante a palestra, a servidora Cristiane Almeida discorreu sobre diversos pontos de interesse dos acadêmicos, apresentando desde o histórico da Zona Franca de Manaus até o planejamento atual da Suframa para fomentar o desenvolvimento de toda sua área de atuação. A ação também contou com a exibição de um vídeo institucional e a realização de uma gincana com os acadêmicos.
Mercado
Para o coordenador dos cursos de Gestão e Tecnologia da Fametro, professor Roberto Júnior, a iniciativa preenche uma lacuna importante no conhecimento local. Tendo contato com o projeto pela primeira vez, ele elogiou a pertinência da ação. “É mega válido, porque muitos amazonenses não conhecem o papel da Suframa, não sabem nem o que é a Autarquia, principalmente a importância dela para o desenvolvimento regional”, avaliou o professor.
A percepção de valor também foi compartilhada pelos estudantes. Débora Gama, acadêmica do oitavo período de Administração, destacou a relevância do conteúdo para quem está prestes a ingressar no mercado de trabalho. “Foi muito interessante porque é algo que não é muito falado. É extremamente importante, principalmente para quem está finalizando o curso e vai entrar na área administrativa das empresas, conhecer esse lado da Zona Franca de Manaus. Isso contribui muito para a nossa formação”, afirmou a estudante.
Continuidade
Criado em 2023, o “Suframa nas Universidades” segue com o objetivo de conscientizar os estudantes sobre o impacto positivo da ZFM na área de abrangência da Autarquia (Amazonas, Acre, Roraima, Rondônia e Amapá). A ação na Fametro faz parte de um cronograma de palestras programado para este ano, visando a preparar o capital intelectual local para os desafios e oportunidades do mercado regional.
Texto:Suframa/ Divulgação
Informações: imprensa@suframa.gov.br








Envie seu comentário