Em entrevista a um canal de televisão, nesta sexta-feira (19), o governador Wilson Lima (União) revelou que o Amazonas deixou de arrecadar cerca de R$ 500 milhões em decorrência da seca histórica que afetou o estado. Segundo ele, o dado se refere ao período entre outubro de 2023 e janeiro deste ano.
Lima destacou que os níveis dos rios já são considerados normais e que adotou medidas para minimizar tais consequências da seca ainda neste ano.
Wilson também adiantou que pretende iniciar a dragagem dos rios em áreas com “estrangulamentos” – trechos que formam bancos de areia – mais acentuados para reduzir o impacto no escoamento da produção da indústria do estado.
Em outubro de 2023, o Rio Negro alcançou a marca de 13,59 metros, que consolidou a marca da pior seca histórica. De acordo com especialistas, o El Niño – que impulsionou a estiagem – deve alcançar a máxima magnitude até fevereiro deste ano, fator que provoca atraso do início das chuvas, e por consequência, reduzindo o tempo de recuperação dos rios até a próxima seca no fim do ano.
Envie seu comentário