De acordo com levantamento da ICTS Security, empresa especializada em consultoria e gestão de segurança, os prejuízos com roubo de cargas na região Norte cresceram em 2024, saltando de 0,1% para 0,9% da participação nacional. Esse avanço, embora proporcionalmente pequeno em termos absolutos, acende um sinal de alerta para a ampliação das rotas criminosas pela Amazônia Legal.
Pará e Amazonas concentram mais de 90% dos casos registrados no Norte, com ataques acontecendo não só em rodovias estratégicas, como a BR-010, BR-230 (Transamazônica) e BR-174, mas também em embarcações nos rios amazônicos, um fenômeno característico da região e que desafia as estruturas tradicionais de segurança.
Segundo a ICTS Security, o crescimento das ocorrências está diretamente relacionado à expansão do comércio eletrônico e ao aumento do transporte de insumos médicos e eletrônicos. “A região Norte entrou definitivamente no radar das organizações criminosas. O aumento da circulação de mercadorias, sem o devido reforço das infraestruturas de segurança, cria um ambiente propício para a expansão do crime logístico”, explica Anderson Hoelbriegel, Diretor de Negócios da ICTS Security.
O levantamento chama atenção para a necessidade de medidas preventivas imediatas, especialmente em um ano em que o Brasil se prepara para sediar a COP30, em Belém do Pará. “Estamos falando de uma região estratégica não apenas para a economia, mas para a agenda global de sustentabilidade e segurança. A escalada do crime logístico na Amazônia impacta diretamente a reputação do Brasil como polo de exportação e exige uma resposta rápida, que integre combate ao crime com preservação das cadeias de abastecimento”, ressalta Hoelbriegel.
“A região Norte representa a nova fronteira do crime logístico no Brasil. O desafio não é apenas proteger as rotas, mas garantir que o desenvolvimento econômico da Amazônia ocorra de forma sustentável e segura. Com a visibilidade global da COP30, essa discussão ganha ainda mais relevância e urgência”, conclui Hoelbriegel.
Sobre ICTS Security
Com mais de 30 anos de experiência em consultoria de serviços de inteligência e gestão de segurança, a ICTS Security é uma empresa de origem israelense que faz parte da ICTS, holding brasileira de empresas pioneiras em soluções de prevenção e análise de riscos, investigação, compliance, auditoria, gerenciamento de crises e segurança. Reconhecida pelo selo Pró-Ética desde 2015, a empresa atende mais de 1.000 clientes, incluindo 74% das 100 maiores empresas do ranking Valor 1000.

Envie seu comentário