Em Pauta nas redes sociais

Buscar no portal...

Manaus,

Dia a Dia

Projeto cultural em Manaus usa teatro e robótica para ensinar sustentabilidade a crianças

Iniciativa chega à capital amazonense unindo arte, reciclagem e educação ambiental
img-20250918-wa0016

Entre os dias 15 e 23 de setembro de 2025, alunos de escolas públicas de Manaus, Amazonas, participam do projeto Teatro e Oficinas: Robótica nas Escolas – 3º Edição iniciativa que integra linguagens artísticas e tecnológicas para debater a sustentabilidade de forma criativa. Com realização do Ministério da Cultura e da Ecotransforma Produções Artísticas, via Lei de Incentivo à Cultura e patrocínio da Whirlpool Corporation, detentora das marcas Brastemp, Consul e KitchenAid, o projeto visa promover a democratização do acesso à cultura, além de integrar a inovação e a responsabilidade socioambiental às rotinas da educação pública. No mesmo período, a ação também passa pela capital de São Paulo, Rio Claro, no interior de São Paulo, e Joinville, em Santa Catarina, atendendo cerca de 4,8 mil estudantes de escolas públicas.

“O projeto combina uma peça teatral imersiva, oficinas práticas de artes plásticas, além de uma palestra exclusiva para 400 professores da rede pública sobre ‘Como a arte pode ser ensinada nas escolas e sua relação com a inovação’. A atividade visa ampliar o impacto do projeto, capacitando educadores a integrar metodologias criativas em sala de aula”, revela Abílio Martins, diretor da Ecotransforma.

Na peça Aventuras dos Robôs na Cidade, os robôs Pedro, Sofia e Júlio exploram a cidade, até se depararem com uma manifestação contra a tecnologia. Determinados a provar que robôs são aliados, improvisam um espetáculo de dança mecânica, cativando a multidão e transformando desconfiança em colaboração. Com cenas interativas e muito bom humor, a narrativa reforça valores como empatia, criatividade coletiva e a união entre arte e robótica, mostrando que inovação e humanidade podem caminhar juntas.

Além das apresentações teatrais, os estudantes terão acesso às oficinas práticas “Criatividade em Contraponto aos Robôs”, na qual cerca de 1 mil alunos transformam materiais reciclados em arte, explorando conceitos de economia circular; em outro momento, os participantes constroem protótipos de robôs, tendo os projetos apresentados na feira de robótica e os mais inovadores serão premiados com tablets para incentivar o estudo tecnológico.

Para Eduardo Vasconcelos, Diretor Jurídico e de Relações Governamentais América Latina na Whirlpool, apoiar a iniciativa é um passo estratégico para construir um futuro mais sustentável e inclusivo: “A Whirlpool acredita que a educação é a base para a inovação. Ao unir arte, tecnologia e sustentabilidade, estamos plantando sementes para que crianças e educadores se tornem agentes de mudança em suas comunidades. Investir em projetos como este é investir em soluções criativas para os desafios do amanhã”, completa.

Compromisso com os Objetivos Globais

Alinhado à Agenda 2030 da ONU, o projeto integra quatro Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): o ODS 4 (Educação de Qualidade), ao democratizar o acesso à arte e tecnologia com práticas inclusivas; o ODS 9 (Indústria e Inovação), por meio de oficinas que unem criatividade e habilidades técnicas; o ODS 12 (Consumo Responsável), com a reutilização de materiais nas atividades; e o ODS 17 (Parcerias), fortalecendo a cooperação entre setor privado, escolas e poder público.

Acessibilidade para todos
Todas as etapas do projeto contam com intérpretes de Libras, audiodescrição, monitores especializados e espaços adaptados com rampas e piso tátil, garantindo participação inclusiva.

Clique para comentar

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *