Numa semana intensa de visitas a fábricas e institutos de tecnologia inseridos no ambiente do Polo Industrial de Manaus (PIM), o Programa Zona Franca de Portas Abertas proporcionou a oportunidade de alunos do Instituto Federal do Amazonas (Ifam) e da Uninorte conhecerem diferentes modos produtivos e ampliarem seus horizontes profissionais.
Na tarde desta terça-feira (11), um grupo de 18 alunos do curso de Administração da Uninorte visitou as instalações da BMW Motorrad. A iniciativa de participar do Programa ZFPA, segundo a professora Stelma Alvarenga, “representa uma valiosa oportunidade de aprendizado prático e vivência profissional, permitindo que nossos estudantes ampliem seus conhecimentos sobre os processos industriais e de gestão aplicados em uma empresa de referência mundial”, afirmou.
A professora acrescentou ainda que “o Programa ZPA, desenvolvido pela Suframa, tem sido um apoio e um incentivo constantes às ações que fortalecem a integração entre o meio acadêmico e o setor produtivo, contribuindo para a formação de profissionais mais preparados e conscientes da importância do Polo Industrial de Manaus”.
Visitas ao CBA e à Samsung
Na segunda-feira (10), duas turmas de alunos do 2° e 3° anos do ensino médio do Instituto Federal do Amazonas (Ifam) participaram do Programa Zona Franca de Portas Abertas com visitas à fábrica da Samsung e ao Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA).
Além de conhecer um pouco da história e dos objetivos institucionais do CBA, o primeiro grupo, formado por 31 alunos do curso técnico de Administração teve oportunidade de conhecer os laboratórios de tecnologia vegetal, bioinsumos, de materiais e resíduos, e central analítica.
A professora do curso de Administração, Thaires Oliveira, responsável pela solicitação da visita, destacou que o objetivo da participação no Programa ZFPA é a complementação dos conteúdos ministrados em sala de aula. “A visita foi muito produtiva, e possibilitou aos estudantes a chance de conhecerem projetos em andamento, bem como as pesquisas e produtos desenvolvidos a partir do aproveitamento dos recursos naturais da região. Os alunos tiveram oportunidade de ver, na prática, como o Polo Industrial de Manaus pode contribuir para o desenvolvimento sustentável”, destacou.
O grupo de 30 alunos do curso Técnico em Eletrônica visitou a fábrica aparelhos celulares, televisores e equipamentos de ar-condicionado da Samsung. Na unidade fabril, os estudantes tiveram oportunidade de conhecer um pouco da filosofia e história da empresa, além de visitar o showroom com exposição de diversos modelos de produtos da marca coreana.
Além de percorrer as linhas de produção, os visitantes também receberam explicações sobre práticas de gestão e inovação adotadas pela empresa. Para o professor Diego Câmara, é muito importante que os jovens estudantes do Amazonas tenham compreensão de como funciona o modelo Zona Franca de Manaus e a importância do Polo Industrial para a região, e de como eles de alguma forma podem estar inseridos profissionalmente nesse ambiente industrial.
“Foi uma experiência gratificante. Nosso objetivo é que todas as turmas do curso tenham chance de ter acesso a pelo menos uma visita técnica como essa, e a Suframa nos tem proporcionado essa oportunidade por meio do Programa de Portas Abertas. No próximo ano, esses alunos vão buscar estágios e esse contato com as empresas é mais um incentivo para eles ingressarem nessa área”, salientou o professor.
Sobre o Programa ZFPA
Coordenado pela Suframa, por intermédio da Superintendência-Adjunta Executiva, o Programa Zona Franca de Portas Abertas visa promover maior aproximação da sociedade com as fábricas e institutos tecnológicos do Polo Industrial de Manaus. As visitas são organizadas para grupos institucionais, em especial escolas, universidades, entidades de classe e agências de viagens. Outras informações sobre o Programa estão disponíveis no site da Suframa, no link: https://www.gov.br/suframa/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/capa/zf-de-portas-abertas/capa
Texto: Rosângela Alanís/Suframa
Informações: imprensa@suframa.gov.br








Envie seu comentário