Taisa de Carvalho Balduino, mãe de João Balduino, 8, publicou um vídeo mostrando uma atividade escolar inusitada: um álbum de figurinhas personalizado para as crianças completarem em sala de aula. A ideia foi utilizada por Lucresia Soares de Morais, 30, pedagoga que leciona diversas disciplinas em uma escola municipal de Heitoraí (GO).
Ao UOL, Lucresia contou que prefere que o tempo que dos alunos na escola seja prazeroso e não rotineiro, então busca ideias para aplicar em sala de aula. Foi procurando inovar que encontrou o blog da professora Vilma Ribeiro. No site, Ribeiro disponibiliza um modelo do álbum de 2022 para download.
No álbum, há curiosidades sobre a Copa do Mundo, uma parte para jogadores do Brasil e outra para os craques da escola. Na última, a professora preferiu pegar uma camisa do Brasil emprestada, fotografar os 25 alunos e personalizá-las no estilo desenho animado, o que foi um diferencial em relação ao modelo pronto. No total, foram 1.125 figurinhas, já que cada álbum tem 45 delas.
O vídeo, publicado pela mãe em 30 de setembro, conta até o momento com 548 mil visualizações e mais de 63 mil curtidas.
Entre os mais de 700 comentários, muitos elogiam a postura da docente. “Muito bom! Incentiva de forma lúdica e recompensa pelas conquistas” e “Por mais professores assim”, escreveram os usuários da rede social. Outras pessoas acrescentaram: “Pensando em aplicar isso ai até no ensino superior” e “Meu Deus, a Lucresia está em 2050. Amei”.
Depois dos elogios, a professora também comentou na publicação. “Ah, obrigada! Todos estão fazendo as tarefas de casa! Amo essa turminha!”, afirmou.
Lucresia diz que corrige as atividades junto aos alunos e, em troca, eles ganham as figurinhas, que são impressas na escola. Ela acredita que o momento separado para a troca das figurinhas, que inclui tanto meninos quanto meninas, torna a aula mais dinâmica e participativa;
A professora também envolveu o tema Copa do Mundo em suas disciplinas de outras formas, como atividades em vídeos e tirinhas de histórias em quadrinho. De acordo com ela, a temática permite explorar história, geografia, artes, português, além de envolver cultura geral e até gastronomia dos países.
Inspiração
A ideia veio originalmente de Vilma Ribeiro, 38, pedagoga de Florianópolis. “Eu já havia feito esse álbum na Copa de 2018. Encontrei a mãe de um aluno dessa época, que disse que o filho guardou o álbum com muito carinho, pois tem as figurinhas de todos os amigos da época”, explica. A partir daí, a docente pensou em atualizá-lo e hoje também utiliza o modelo 2022.
Meus alunos deste ano estão adorando. O objetivo da atividade foi apenas uma forma de desenvolver a socialização, a habilidade de criar estratégias para trocar as figurinhas, visto que, por vezes, as recebem repetidas. E, no fim da atividade, levarão o álbum para casa como lembrança da turma.Vilma Ribeiro, autora do projeto que incentiva alunos a aprenderem brincando
Melhora nos estudos
Segundo a auxiliar de serviços gerais, Taisa, o filho ficou muito feliz com a proposta. “Meu filho amou o álbum e o desenvolvimento dele em casa foi 100%”.
Antes, ele tinha muita dificuldade de fazer as tarefas e hoje a mãe percebe que, com a didática da professora, o álbum serviu de incentivo e despertou o interesse em fazer as tarefas de casa.
Ela ressalta que ele não esquece de fazer a tarefa e que se empolga com as figurinhas. “Hoje mesmo ele pegou o Neymar, que tanto queria. Então, gravei o vídeo, porque acho essa professora de milhões. Por mais professores assim no mundo”, complementa.
Envie seu comentário