Em Pauta nas redes sociais

Buscar no portal...

Manaus,

Dia a Dia

Prefeitura de Manaus facilita acesso à vacina antirrábica ofertando o imunizante em pontos fixos

Iniciada no dia 1º/10, a mobilização desde ano tem a meta de proteger mais de 282 mil animais na capital
semsa-vacinacao-antirrabica-1
Foto - Leonardo Vieira/Semsa

A etapa urbana da campanha de vacinação antirrábica, promovida pela Prefeitura de Manaus, ganha mais reforço com a entrada de novos pontos fixos para imunização de cães e gatos contra a raiva. Ao todo, 18 clínicas veterinárias distribuídas em todas as zonas geográficas da cidade facilitarão o acesso dos tutores à vacinação de seus animais, complementando as visitas casa a casa feitas de segunda-feira a sábado pelos vacinadores.

Iniciada no dia 1º/10, a mobilização desde ano tem a meta de proteger mais de 282 mil animais na capital. A raiva é uma zoonose (doença que pode ser transmitida dos animais para os seres humanos), letal e a proteção dos animais é a estratégia da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) para assegurar a prevenção e o controle da doença.

As clínicas têm horários e dias de funcionamento diferenciados, por isso, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), órgão coordenador da campanha, orienta que os tutores verifiquem essas informações no site da Semsa (manaus.am.gov.br/semsa).

“A adesão das clínicas veterinárias tem o objetivo de facilitar a vida dos tutores que trabalham e não estão em casa quando os vacinadores passam para vacinar os cães e gatos. Como esses estabelecimentos têm horários diferenciados e localização próxima as casas, isso gera uma facilidade significativa. Agradecemos o apoio desses parceiros e já adiantamos que estamos receptivos a mais parcerias como essa”, salienta o gerente do CCZ, veterinário Rodrigo Araújo.

O gestor ressalta a importância da vacina para a saúde coletiva, informando que o imunizante, que é obrigatório, é ofertado anualmente por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) para cães e gatos com idade a partir de três meses e saudáveis.

“É importante reforçar que não é necessário que o tutor apresente qualquer documento para que seu animal seja vacinado. Pedimos somente que ao receber a equipe, o responsável ajude a equipe a conter seu animal, para que a vacina seja aplicada de forma segura”, orienta Rodrigo.

Além das clínicas veterinárias, a Semsa oferta a vacina em outros pontos fixos: no centro de convivência Padre Pedro Vignolia, localizado na rua Tupinambá, nº 119, no bairro Cidade Nova 2, zona Norte,

de segunda-feira a sábado, das 8h às 12h; e no centro de convivência Prefeito José Fernandes, na rua Barreirinha, s/nº, no bairro São José, zona Leste, também no horário das 8h às 12h, de segunda-feira a sábado. Ao longo da campanha, o CCZ também oferta o imunobiológico de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, e aos sábados das 8h às 12h. O CCZ fica na avenida Brasil, s/nº, no bairro Compensa, zona Oeste.

Meta

A meta da campanha de vacinação antirrábica neste ano é imunizar 282.400 animais, dos quais 202.400 caninos e 80 mil felinos. A primeira fase da mobilização ocorreu no período de abril a junho deste ano na zona rural, em comunidades fluviais e terrestres. Um total de 6.775 animais, sendo 5.225 cães e 1.550 gatos, foram protegidos contra a raiva.

Orientações

O gerente do CCZ, Rodrigo Araújo, acrescenta que além da imunização de cães e gatos, os vacinadores contratados pela Prefeitura de Manaus receberam treinamento para identificar e comunicar ao CCZ possíveis casos de esporotricose em animais domésticos e de rua durante as visitas aos bairros.

“Se o vacinador verificar uma ferida suspeita, aconselha o responsável sobre os cuidados básicos, além de orientar que o animal seja levado ao CCZ”, afirmou.

A micose subcutânea é causada por fungos do gênero Sporothrix e pode acometer tanto animais quanto seres humanos. Segundo Rodrigo, a atuação dos vacinadores contribui para fortalecer as ações da Semsa voltadas à prevenção e ao controle de zoonoses na capital.

O atendimento no CCZ ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, e aos sábados, das 8h às 12h.

Para mais informações ou esclarecimento de dúvidas sobre a campanha, a população pode entrar em contato com o CCZ Manaus pelos números de WhatsApp (92) 98842-8359 e (92) 98842-8484.

Texto – Tânia Brandão/Semsa

Clique para comentar

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *