Connect with us

Hi, what are you looking for?

Manaus,

Dia a Dia

‘Povos Indígenas, Direito à Educação e Acesso à Educação Diferenciada’ é tema de diálogos interculturais na Estácio

O evento é gratuito, acontecerá no dia 13/11 (segunda-feira), às 18 horas, no Auditório da Faculdade Estácio do Amazonas.

O Grupo de Trabalho de Direitos Humanos, constituído por discentes da Faculdade Estácio do Amazonas promoverá uma roda de conversa com o tema “Povos Indígenas, Direito à Educação e Acesso à Educação Diferenciada”.

O objetivo do Grupo é promover diálogos interculturais entre personalidades indígenas, não indígenas e a sociedade. O debate contará com a presença da indígena Wanda Witoto, graduanda em Pedagogia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), palestrante, educadora política e diretora de políticas sociais, o indígena Erimar Sateré-Mawé, coordenador do movimento dos Estudantes indígenas do Amazonas, Allan Magalhães, advogado da União (AGU), Doutor em Direito, pesquisador em Direitos Culturais e professor da UEA e Fernando Merloto Soave, Procurador da República (MPF), atua na área de Direitos dos Povos Indígenas e Povos Tradicionais.

A ideia surgiu a partir das vivências profissionais e acadêmicas compartilhadas pela acadêmica Luciana Silva, estagiária do Ministério Público Federal (MPF) na área dos Direitos dos Povos Indígenas e Povos Tradicionais e pesquisadora discente do Grupo de Pesquisa em Direito Antidiscriminatório e Marginalizações Sociais na Amazônia da UFAM.

Para os acadêmicos, o propósito deste projeto não é apenas realizar uma ação social, mas engajar também a comunidade acadêmica sobre a importância dos direitos povos indígenas, principalmente por ser um dos setores importantes de formação da sociedade.

“Queremos realizar um evento, onde todos terão a oportunidade de participar, interagir e refletir sobre a importância dos diálogos interculturais. O objetivo não é apenas conscientizar as pessoas e fomentar o respeito aos povos indígenas e à diversidade cultural, mas de aprender com todos os grupos e a exposição de seus saberes, especialmente sobre o direito constitucional à educação e a sua forma diferenciada” enfatiza Luciana Silva, coordenadora do projeto.

O Grupo de Trabalho foi formado no âmbito do projeto de extensão, idealizado e organizado pelos alunos(as) Luciana Silva, Maria Sabino, Nátalie Vieira, Luan Gonçalves, Marcos André, Edilza Carla e João Pedro Monteiro na disciplina Direitos Humanos orientada pelo professor Fernando Lourenço Matos Lima.

O evento é gratuito, acontecerá no dia 13/11 (segunda-feira), às 18 horas, no Auditório da Faculdade Estácio do Amazonas, na avenida Constantino Nery, 3693 – Chapada, Manaus – AM, 69025-315.

O evento disponibilizará certificado acadêmico, totalizando 10 horas complementares e sorteio de livros. As vagas são limitadas, para se inscrever, basta acessar o link AQUI

 

Click to comment

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *